fbpx Professores da ULisboa galardoados com Medalhas de Mérito Científico 2023 | ULisboa

Professores da ULisboa galardoados com Medalhas de Mérito Científico 2023

Professores da ULisboa galardoados com Medalhas de Mérito Científico 2023

Professores da ULisboa galardoados com Medalhas de Mérito Científico 2023

Share Professores da ULisboa galardoados com Medalhas de Mérito Científico 2023

A atribuição das Medalhas de Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, são um importante reconhecimento do contributo dos Professores da ULisboa para a cultura científica em Portugal.

A entrega das Medalhas de Mérito Científico 2023 teve lugar durante a sessão de abertura do Encontro Ciência 2023, no dia 5 de julho, este ano realizado na Universidade de Aveiro, que contou com a presença do Primeiro Ministro, Dr. António Costa e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Elvira Fortunato.

Foram distinguidos, nesta sessão, Professores da ULisboa:

A Professora Catedrática aposentada, Salomé Pais (Faculdade de Ciências) que se destacou na investigação, tendo estado à frente de vários projetos na área da engenharia biotecnológica e que preside atualmente o Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.

A Professora Catedrática Anália Torres, Doutorada em Sociologia e coordenadora da Unidade de Sociologia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, que fundou e dirige o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP e integra a equipa responsável pela aplicação do European Social Survey em Portugal, desde 2002.

O Professor Catedrático João Pavão Martins (Instituto Superior Técnico), doutorado em Inteligência Artificial pela State University of New York at Buffalo, que se dedica à investigação nas áreas de Representação do Conhecimento e Revisão de Crenças no Grupo de Inteligência Artificial do IST e que foi um dos fundadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) em 1998.

Também foi distinguida a cientista Manuela Veloso, uma referência mundial nas áreas da Inteligência Artificial, Robótica e Ciência da Computação, Licenciada e Mestre em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico, que leciona atualmente na Universidade Carnegie Mellon (CMU) onde coordena o Departamento de Machine Learning desde 2016.

O arquiteto Álvaro Siza Vieira, Doutor Honoris Causa pela ULisboa em 2010, foi distinguido como autor de inúmeros projetos a nível nacional e internacional, de entre os quais o Pavilhão de Portugal, atual património da ULisboa, reabilitado pela Universidade. Foi o primeiro arquiteto português a receber um Pritzker, em 1992, considerado o Nobel da Arquitetura. 

As Medalhas de Mérito Científico, atribuídas anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), destinam-se a “galardoar individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”.

O Encontro Ciência de 2023 contou ainda com a presença dos Ministros da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e reuniu três milhares de investigadores de diferentes áreas científicas.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER