fbpx Revista ULisboa 18 | ULisboa

Revista ULisboa 18

Share Revista ULisboa 18

A nova edição da Revista ULisboa já está disponível em formato digital.

"Neste número incluímos uma notícia sobre o Hospital de Campanha recentemente montado no Estádio Universitário, e sobre muitos dos profissionais de saúde e das pessoas que, num esforço admirável, o puserem em prática ou, nessa difícil conjuntura sanitária, logo se disponibilizaram a ajudar fazê-lo. Falámos com a Presidente do Conselho Geral da Universidade, agora que o seu segundo mandato de exercício de uma função que assumiu no início da atual Universidade de Lisboa se aproxima do seu termo. A experiência destes oito anos de vida da Universidade é um adquirido histórico maior da instituição e do país, e virá decerto a ser objeto de análises que documentarão mais amplamente a sua natureza e importância.

Falámos também com um antigo Reitor de uma das duas universidades que puseram em prática a fusão inicial. Tendo-se recentemente jubilado, após uma longa carreira de investigação e ensino, prossegue entretanto o seu trabalho intelectual rigoroso, aturado e contínuo. Também uma investigadora, com quem conversámos, prossegue a sua investigação em domínios disciplinares cuja história recente é a da progressiva modulação de uma abordagem ainda relativamente inédita na universidade portuguesa. Falámos com alguns dos alunos ciganos da Universidade, que nos deram conta das suas experiências e dos seus projetos, dos limites que iniquamente muitas vezes lhes foram, e são, impostos, e das possibilidades que, apesar disso, para si criaram e ativamente perseguem. Por fim, damos conta da experiência filantrópica e humanitária de um alumnus da Universidade, e de tudo o que essa experiência virtuosa deve implicar para todos nós."