Seminários Nacionais do Projeto Nós Propomos! 2024

Lançado em 2011, e com presença internacional desde 2014, o Projeto “Nós Propomos!” , do Instituto de Geografia e de Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa, desafia jovens a identificar problemas locais que consideram relevantes, através da elaboração de trabalhos com propostas de soluções a serem partilhadas com a comunidade.

Seminário IGOT

No dia 6 de maio, realizou-se o Seminário Nacional dos Grandes Cidadãos, dedicado ao ensino secundário. O concurso contou com 275 projetos, tendo os estudantes apresentado as suas propostas no Instituto de Geografia e de Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa. Tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a Cidade Universitária, com uma visita guiada realizada pelos estudantes voluntários do Instituto de Geografia e de Ordenamento de Território

Durante a tarde, decorreu a sessão solene na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. A abertura da cerimónia contou com a atuação da IGOTUNA, seguida das intervenções de Sérgio Claudino (coordenador do projeto), Mário Vale (Presidente do Instituto de Geografia e de Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa), Cecília Rodrigues (Vice-reitora da Universidade de Lisboa) e também de autarcas e Diretores das escolas envolvidas. Seguiu-se a entrega dos prémios dos concursos temáticos (fotografia, vídeo, texto, desenho, spot publicitário, poster, canção e entrevista 25 de abril). No concurso nacional, foi distinguido em 1.º lugar o projeto Nas aldeias, nada se pode perder, tudo se tem de transformar, da autoria dos alunos da Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu.

Neste Seminário Nacional, participaram cerca de 1500 alunos e professores de cerca de quarenta escolas (oito das quais participação online).

O Projeto “Nós Propomos!” continua a desafiar a educação geográfica, promovendo a conexão entre as escolas e a disciplina de geografia à comunidade local. Tem permitido, inclusive, o crescimento cidadão dos mais jovens. O projeto marca, nacional e internacionalmente, o fortalecimento das relações entre a escola e a universidade através do ensino de Geografia.

Fonte: Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa