fbpx ULisboa organiza ciclo de Jornadas Pedagógicas e Científicas | ULisboa

logótipo das Jornadas Pedagógicas e Científicas

ULisboa organiza ciclo de Jornadas Pedagógicas e Científicas

Share ULisboa organiza ciclo de Jornadas Pedagógicas e Científicas

A Universidade de Lisboa vai iniciar, em 2022, um ciclo regular de Jornadas. Dada a relevância das duas principais dimensões em que assenta a vida académica, o ensino e a investigação, a iniciativa tem expressão em dois momentos: as Jornadas Pedagógicas e as Jornadas Científicas.

O objetivo destes eventos é reunir docentes, estudantes e investigadores, mas também trabalhadores técnicos e administrativos da ULisboa, para discutir temas de interesse comum e reforçar laços de interconhecimento e cooperação. Embora as Jornadas se destinem sobretudo ao debate interno, são abertas à participação de oradores e convidados provenientes de outras instituições nacionais e internacionais.

As Jornadas Pedagógicas têm como principal objetivo promover a discussão alargada dos temas propostos. O evento será organizado por forma a privilegiar a troca de opiniões e a partilha de experiências.

As Jornadas Científicas visam refletir sobre a forma como a universidade cria, transmite e valoriza social e economicamente o conhecimento e a cultura face ao apelo da sustentabilidade.

Pela relevância e atualidade dos temas a abordar, a Universidade de Lisboa apela à participação de toda a comunidade académica da ULisboa nestes dois eventos.

A primeira edição das Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa terá lugar no dia 4 de maio de 2022.

Ensino 4.0: Transição Digital será o tema das Jornadas, uma escolha que resultou da sua relevância nas atuais agendas pedagógicas e da grande centralidade que adquiriu com a pandemia do Covid-19.

O salto qualitativo que se anunciava, há muitos anos, com o cruzamento do ensino tradicional com as novas tecnologias de informação tornou-se mais rápido e amplo do que se previa. A discussão sobre o impacto da adoção das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, sobre o potencial associado à combinação de momentos síncronos e assíncronos na aprendizagem com recurso a modelos de blended e flipped learning, ou sobre os contornos da acreditação de cursos a distância, por exemplo, tornou-se obrigatória.

Haverá num primeiro momento uma palestra de um orador convidado, que abordará o tema das Jornadas. Depois, serão realizadas três sessões temáticas. Estas iniciam-se com uma mesa-redonda a qual lançará uma discussão alargada do tema específico tratado. Os temas serão:

• Sessão 1: Transição digital no ensino superior. Impacto nos processos de ensino-aprendizagem
• Sessão 2: Tecnologia e pedagogia. Blended-learning, modelos híbridos/mistos
• Sessão 3: Ensino a distância: metodologias pedagógicas, avaliação, aspetos legais e acreditação dos ciclos de estudo.

entrada é livre mas sujeita a inscrição.
Contacto

A primeira edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa terá lugar no dia 28 de junho de 2022, sob o tema “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.

O tema destas Jornadas é “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.

A Universidade de Lisboa está numa posição privilegiada para uma ampla discussão sobre os desafios da sustentabilidade nas novas fronteiras do conhecimento. As Jornadas juntarão áreas científicas transversais e destacarão os contributos presentes e futuros da investigação desenvolvida na Universidade de Lisboa para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

1.    Sustentabilidade Ambiental
A sustentabilidade ambiental do planeta Terra corre riscos. Nesta sessão, discutiremos a forma como propomos reduzir a emissão de gases de efeito estufa, os eventos climáticos extremos e a desflorestação, e como contrariamos o consumo energético excessivo e a perda de biodiversidade, tendo em vista ecossistemas mais resilientes e prósperos.

2.    Sustentabilidade Social
A sustentabilidade social precisa de novas abordagens e soluções. Nesta sessão, analisaremos estratégias para promover a saúde, o bem-estar e a educação, bem como assegurar os direitos humanos de grupos especialmente vulneráveis, trabalhadores precários, minorias, mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, tendo em vista a dignidade humana.

3.    Sustentabilidade Comunitária
A sustentabilidade das comunidades está ameaçada. Nesta sessão, avaliaremos os nossos contributos para assegurar instituições, infraestruturas e habitações mais eficazes, tornar a mobilidade mais eficiente, planear a gestão das comunidades de forma participativa, inclusiva dos migrantes e refugiados, e salvaguardar o património cultural do mundo, tendo em vista comunidades resilientes e sustentáveis.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.
Contacto