fbpx Unite! de olhar no futuro | ULisboa

Unite! de olhar no futuro

Unite! Alliance sixth Dialogue

Unite! de olhar no futuro

Share Unite! de olhar no futuro

Com mais de 250 participantes, entre professores, funcionários e estudantes provenientes de nove Universidades Europeias, terminou o Unite! Alliance 6th Dialogue que se realizou no Politécnico de Turim, entre dias 20 e 22 de setembro,

A Aliança, que concluiu o seu 6th Dialogue, foi recentemente premiada com um financiamento adicional da Comissão Europeia. Juntamente com as delegações universitárias, outros participantes principais foram representantes da CE, a Conferência do Reitor do CRUI, a principal rede de Universidades técnicas alemãs - TU9, os municípios de Torino, Barcelona e Estocolmo e as outras cinco Alianças Europeias CLUSTER.
O Diálogo representou simbolicamente o encerramento da fase piloto do projecto e o lançamento da segunda fase da Aliança, recentemente re-financiada pela CE para os próximos quatro anos.

Darmstadt, Barcelona, Helsínquia, Estocolmo, Graz, Wroclaw e Torino universidades técnicas, juntamente com as Universidades abrangentes de Lisboa e Grenoble, reuniram-se no PoliTO para três dias de conferências, grupos de trabalho, laboratórios para apresentar os próximos quatro anos de actividades, os principais resultados de encerramento da fase piloto Erasmus+ e as actividades em curso do H2020.
Os Reitores da Wroclaw University of Science and Technology e da Graz University of Technology também assinaram o Unite! Charter, selando assim a sua entrada oficial na Aliança.

O projecto Erasmus+ da Aliança está centrado na educação e formação, abordando especificamente um doutoramento conjunto, e tem envolvido mais de 500 pessoas nas comunidades académica, administrativa e estudantil nos últimos três anos.
A fase piloto do segundo projeto principal do Unite!, financiado dentro do programa H2020 e focado em pesquisa e inovação, foi outro tema chave do Dialogue: todo o pessoal envolvido nos dois projetos reunidos pela primeira vez nesta ocasião.

A partir de Novembro de 2022, terá início a segunda fase das actividades da Aliança.

"O VI Diálogo foi um grande sucesso, tanto em termos da quantidade de participantes quanto do nível e variedade de oradores nos diferentes painéis de discussão organizados durante os três dias de duração do evento", comentou o Professor Roberto Zanino, Oficial Chave de Ligação do Politécnico de Turim à Unite! "Ao mesmo tempo, foi possível reunir em uma mesa redonda representantes de cidades como Turim, sede de diferentes Alianças Universitárias Europeias, assim como organizar um encontro entre os representantes das seis Alianças da rede CLUSTER, incluindo Unite!"

Fonte: Unite!