Unite!

Unite! lança quadro de mobilidade para simplificar o intercâmbio de estudantes

Facilitar a mobilidade dos estudantes entre as universidades europeias é um dos principais objetivos da aliança Unite!.

mobility framework to streamline student exchange

Os estudantes que se deslocam entre universidades continuam a deparar-se com uma série de obstáculos administrativos. Um relatório recente da Unite! descreve como simplificar os procedimentos administrativos, fornecer apoio em termos de infraestruturas e assegurar o reconhecimento automático dos créditos para uma melhor experiência dos estudantes internacionais.

O relatório descreve um quadro de mobilidade que facilita os formatos de curso virtual, físico e misto. O quadro tem como objetivo melhorar significativamente a experiência educativa dos estudantes da aliança Unite!, proporcionando-lhes mais oportunidades de mobilidade e acesso a um leque diversificado de cursos, o que conduzirá a licenciados com uma perspetiva e um conjunto de competências mais alargadas e internacionais.

No centro do quadro está o “Acordo-Quadro para Ofertas Educativas Flexíveis”, que foi assinado por todas as universidades parceiras. O documento estabelece regras para o desenvolvimento e a implementação de estudos de intercâmbio efetuados através de vários formatos de mobilidades de curta duração e aborda o reconhecimento de créditos, o estatuto de estudante e os procedimentos administrativos simplificados. As mobilidades de curta duração são um complemento à mobilidade física de longa duração, oferecendo uma opção mais inclusiva para o intercâmbio de estudantes.

O acordo demonstra a vontade das universidades Unite! de criar novas formas de oferta educativa, integrá-las nos procedimentos locais e reduzir as barreiras administrativas. Ao abordar os desafios administrativos e promover a cooperação entre as universidades europeias, o quadro apoia a criação de um ambiente educativo vibrante, inclusivo e dinâmico que beneficia os estudantes, o corpo docente e a comunidade académica em geral.

O Acordo-Quadro foi concebido para ser adaptável e passível de revisão, garantindo que se mantém relevante e eficaz na resposta às necessidades em evolução da aliança Unite! e dos seus objetivos. O êxito da sua aplicação depende do apoio da direção de alto nível das universidades parceiras da Unite!, cujo empenho já foi demonstrado pela assinatura do documento. O acordo é o resultado de um trabalho de colaboração realizado para incorporar as suas implicações a nível interno, a fim de garantir os processos administrativos necessários para a mobilidade dos estudantes em relação aos cursos virtuais e híbridos.