Universidade de Lisboa continua líder do Ranking de Leiden na Península Ibérica

Na edição de 2024 o ranking de Leiden avaliou a produção científica entre 2019 e 2022 de 1.506 universidades provenientes de 72 países. O ranking deu uma vez mais a liderança da Península Ibérica à ULisboa, colocando-a no 133.º lugar a nível mundial e na 25.ª posição na Europa.

ranking-cwts-ULisboa

A nível nacional a ULisboa lidera quatro das cinco áreas científicas analisadas pelo ranking, as quais se destacam também a nível europeu: 9.º lugar na área das Ciências da Vida e da Terra, 16.º lugar na área das Ciências da Engenharia e Física, 21.º lugar na área da Matemática e Ciências da Computação e 50.º lugar na área das Ciências Sociais e Humanas.

O ranking de Leiden criado pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden é dos mais prestigiados rankings internacionais, baseando a sua avaliação na produção científica e no seu impacto, através de dados bibliométricos da Web of Science.

Os resultados alcançados confirmam a relevância e a dimensão internacional da produção científica da ULisboa.