fbpx Universidade de Lisboa reabre Jardim Botânico Tropical | ULisboa

Reabertura Jardim Botânico Tropical

Universidade de Lisboa reabre Jardim Botânico Tropical

Share Universidade de Lisboa reabre Jardim Botânico Tropical

No dia em que o Jardim completa 114 anos de existência e um ano após o seu encerramento para obras de beneficiação e recuperação, a ULisboa reabre o Jardim Botânico Tropical com uma cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e o Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra.

Fernando Medina, assinalou a importância do Jardim para a cidade de Lisboa, no ano em Lisboa é a Capital Verde Europeia, realçando o relevante contributo da Universidade na implementação do programa de recuperação e beneficiação deste espaço verde da cidade.

Para Manuel Heitor o Jardim Botânico Tropical é um importante espaço de ciência, de cultura e de história agora devolvido à comunidade.

O Jardim esteve encerrado durante um ano, período em que sofreu obras de requalificação e construção de novos sistemas de drenagem pluvial, esgotos, abastecimento de águas e rega, recuperação e valorização de pavimentos e percursos, esculturas, muros e vedações. A coleção botânica foi enriquecida com a plantação de novas espécies e foi implementado um sistema de sinalética ao longo de todo o Jardim.

António Cruz Serra realçou, ainda, as obras no Jardim de Macau e no Jardim dos Catos e afirmou o compromisso da ULisboa para com este importante espaço de ciência e cultura não só através do investimento das obras de beneficiação até agora executadas, mas, também, com as próximas intervenções já previstas, nomeadamente no Palácio dos Condes da Calheta e no conjunto arquitetónico das Estufas.

O programa da reabertura prolonga-se durante todo o fim de semana com visitas guiadas, espetáculos musicais, street food e muita animação.

O Programa de Reabilitação do Jardim Botânico Tropical pode ser consultado aqui.