fbpx Sala-Museu Professor Marcelo Caetano | ULisboa

Sala-Museu Professor Marcelo Caetano

Sala-Museu Professor Marcelo Caetano

A ‘Sala-Museu Professor Marcello Caetano’ é um espaço musealizado, dedicado à obra e à memória do jurista, Professor de Direito e influente político português. O núcleo museológico foi constituído em 2006, resultando de uma colaboração entre a família e a Faculdade de Direito e tem a assinatura do Ateliê de Arquitetura Silva Dias. Numa área de c. 30 m2, de fundo negro, sobressaem os ripados de madeira do teto em contraponto com os planos laterais, segmentados com estantes embutidas nas paredes, de grande profundidade, e uma mesa-vitrina central, em formato de caixas de luz de grande dimensão. As estantes, por entre o acervo, são fundeadas por reproduções fotográficas criando uma ilusão espacial, nas quais se encontra material bibliográfico diverso, manuscritos, recortes de jornais, trajes académicos, um conjunto de insígnias das ordens honoríficas nacionais e das distinções religiosas e académicas, objetos e documentação pessoal e ainda um busto em bronze.

Morada:
Alameda da Universidade, Cidade Universitária