fbpx Bioinspiração: A Cor dos Insetos na Base da Inovação  | ULisboa

Categoria de Eventos

Bioinspiração: A Cor dos Insetos na Base da Inovação 

Bioinspiração: A Cor dos Insetos na Base da Inovação 
31 de Maio de 2022 a 3 de Julho de 2022
Sala Azul | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Bioinspiração: A Cor dos Insetos na Base da Inovação 

Exposição sobre os mecanismos da cor estrutural dos insetos e a inspiração nestes mecanismos para o desenvolvimento de novos materiais.

Share Bioinspiração: A Cor dos Insetos na Base da Inovação 

Os insetos, em especial o grupo dos escaravelhos, pertencentes à Ordem Coleoptera, apresentam uma grande diversidade de cores e padrões produzidos por mecanismos que envolvem o aparecimento de cores estruturais. A iridescência é observada em muitos casos,  significando  que a cor varia de acordo com o ângulo de incidência da luz e da posição do observador. Em muitos casos os efeitos são fantásticos e estes insetos fazem lembrar joias e materiais  preciosos. 

A exposição apresenta o trabalho realizado no âmbito do projeto NanoCell2Sec -  Soluções sustentáveis de elementos de segurança ótica impressos derivados da cor estrutural de compósitos de nano celulose inspirados na natureza, uma colaboração entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência/CE3C da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da  Universidade  NOVA de Lisboa. A exposição incidirá sobre o trabalho do projeto, nomeadamente no estudo da cor estrutural dos insetos na coleção  do  Museu  e o seu uso como (bio)inspiração no desenvolvimento de materiais derivados de celulose, tais como nanocristais de celulose, que visam aproximar os efeitos visuais  observados  nos insetos. 

Com visitas orientadas com os curadores da exposição nos dias 15, 23 e 29 junho | 15h00

Mais informação

 

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER