fbpx Ciclo Causas em Família - Estado Líquido (Natureza/Ambiente/Clima) | ULisboa

Categoria de Eventos

Ciclo Causas em Família - Estado Líquido (Natureza/Ambiente/Clima)

9 de Abril de 2022
Aula Magna da Reitoria da ULisboa

Ciclo Causas em Família - Estado Líquido (Natureza/Ambiente/Clima)

Share Ciclo Causas em Família - Estado Líquido (Natureza/Ambiente/Clima)

Sob o signo das águas, irrompem trompas, trompetes, oboés, fagotes… todos os instrumentos que tocavam numa barcaça que passeou o Rei Jorge I da Grã-Bretanha ao longo do rio Tamisa. São peças da segunda e terceira suítes da célebre Música Aquática de Händel, música ao gosto de sua majestade e de todos aqueles que assistiam ao longo das margens nessa longínqua noite do verão de 1717. Intercaladas com uma peça para ensemble de percussões composta em 2011 por Francisco Tavares, por ocasião da Noite Europeia dos Investigadores organizada pelo Pavilhão do Conhecimento, adivinha-se uma viagem carregada de símbolos e sugestões que leva a música muito além da magia dos sons. As ideias entram em contacto com a água e convidam-nos a pensar juntos sobre a diversidade, a força e a importância vital da natureza. Tal como a música, os fenómenos naturais também pulsam, pingam, crescem, ardem, movimentam, sustentam, transformam… Neste quarto encontro do Ciclo Causas em Família acham-se pretextos para refletir sobre as alterações climáticas, sobre o estado atual do ambiente neste pequeno planeta que habitamos.

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Percussões da Metropolitana
com a participação de Catarina Furtado
e de
Catarina Rabaça atriz
Rodrigo Cachucho ator
João Reis encenador

Programa:
G. F. Händel Música Aquática, Suíte N.º 3, HWV 350
Francisco Tavares Profundis
G. F. Händel Música Aquática, Suíte N.º 2, HWV 349

Bilheteira

Orientações Covid-19:
De acordo com o Princípio da Precaução de Saúde Pública, prevalecem as orientações da DGS.

Programação completa Música na Universidade.