fbpx Conferência: Ser cientista em Portugal no séc. XXI | ULisboa

23 de Novembro de 2023
Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa

Conferência: Ser cientista em Portugal no séc. XXI

No âmbito da Cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2023, terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa, no dia 23 de novembro de 2023, às 17h30, a conferência "Ser Cientista em Portugal no séc. XXI"

Share Conferência: Ser cientista em Portugal no séc. XXI

Após 40 anos em que a ciência em Portugal cumpriu, com sucesso, muitas das suas ambições, que caminho e quais os desafios que se colocam hoje à ciência em Portugal? Revendo o que atingimos neste século, apontam-se alguns dos pontos críticos para um novo salto qualitativo para a ciência e os cientistas em Portugal.

Luís Oliveira e Silva é Professor Distinto e Presidente do Conselho de Escola do Instituto Superior Técnico (IST) e Visiting Professor in Physics da Universidade de Oxford. É doutorado pelo IST, tendo sido Post Doctoral Fellow da Universidade da Califórnia Los Angeles. É físico dos plasmas. Recebeu duas Advanced Grants do Conselho Europeu de Investigação, é fellow da American Physical Society, da European Physical Society e da European Academy of Sciences, e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.