fbpx Lançamento do livro 'Ensaios e Cartas Escolhidas' | ULisboa

Categoria de Eventos

Lançamento do livro 'Ensaios e Cartas Escolhidas'

Ensaios e Cartas Escolhidas
14 de Junho de 2024
17:00
Palco Praça Laranja da Feira do Livro de Lisboa

Lançamento do livro 'Ensaios e Cartas Escolhidas'

O lançamento do livro Ensaios e Cartas Escolhidas, de Friedrich Hölderlin, uma edição da Imprensa da Universidade de Lisboa, tem lugar no dia 14 de junho, às 17h, no Palco Praça Laranja da Feira do Livro de Lisboa.

Share Lançamento do livro 'Ensaios e Cartas Escolhidas'

A apresentação do livro será conduzida pela Prof.ª Maria Teresa Dias Furtado.

Tradução:
Bruno C. Duarte

Sinopse: 
Os ensaios e estudos de Friedrich Hölderlin reunidos neste volume, lado a lado com a sua correspondência com figuras como Hegel, Schelling e Schiller, dão testemunho do seu envolvimento direto nas questões filosóficas, estéticas e políticas do seu tempo. Percorrendo todos os momentos da sua obra, do romance Hipérion à tragédia A Morte de Empédocles, e desta à poesia lírica, estes textos tornam claro o papel decisivo de Hölderlin na génese do Idealismo Alemão, e o modo como antecipou, quer como poeta, quer como tradutor, muitos dos desafios que viria a enfrentar a poesia moderna. Procurando responder à questão ancestral da relação entre a finitude e o absoluto, a beleza e a verdade, a ética e a estética, Hölderlin tentou ligar entre si os vários momentos que definiram a sua formação: o pensamento de Heraclito, Platão e Espinosa, o projecto filosófico de Kant e Fichte, e o estudo contínuo da poesia antiga (Homero, Sófocles, Píndaro). Na raiz das reflexões e da atividade de Hölderlin está a sua determinação em fixar os fundamentos daquilo a que chamou a lógica poética, isto é, o princípio de articulação entre o que seria a lei universal, calculável, de um poema, e o seu sentido vivo, que não pode ser calculado, e que permanece assim por fixar.

Mais informações

Consulte aqui o catálogo completo da Imprensa da ULisboa.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER