fbpx Lição Anual da Finisterra 2022 | ULisboa

Categoria de Eventos

Lição Anual da Finisterra 2022

“Why should we care about the shrinking Artic Sea Ice Cover?”

Share Lição Anual da Finisterra 2022

Este evento que conta com a apresentação de Julienne Stroeve, professora e investigadora em retroações Clima – Gelo marinho, na Universidade de Manitoba, Canadá.

J. Stroeve tem vindo a desenvolver investigação em deteção remota de neve e gelo. O seu foco atual incide no estudo da profundidade da neve e da espessura do gelo, a partir da altimetria de satélite, relacionado com a variabilidade do gelo marinho e com as implicações da perda contínua de gelo no clima, nos ecossistemas marinhos e nas comunidades locais. Foi premiada com a Julia and Johannes Weertmann Medal, em 2020, pela European Geosciences Union (EGU), distinguindo a sua “importante contribuição científica no aperfeiçoamento da deteção remota de gelo marinho, na melhor compreensão das causas da variabilidade e das alterações do gelo marinho, e na empenhada tarefa de comunicação e divulgação para o público em geral”.

Durante o evento será ainda feita a entrega de prémios do Melhor Artigo do Ano de 2021 e lançada a segunda edição do concurso “Livros que contam: descobre um livro e dá-o a conhecer“.

Mais informações.