fbpx MORANÇAS - Habitats Tradicionais da Guiné Bissau | ULisboa

Categoria de Eventos

MORANÇAS - Habitats Tradicionais da Guiné Bissau

moranças
1 de Janeiro de 2021 a 31 de Dezembro de 2021
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

MORANÇAS - Habitats Tradicionais da Guiné Bissau

Share MORANÇAS - Habitats Tradicionais da Guiné Bissau

Os arquitetos Fernando Schiappa Campos, António Saragga Seabra e o sociólogo Amadeu de Castilho Soares levaram a cabo uma Missão de Estudos do Habitat Nativo da Guiné entre 1959 e 1960, promovida pela Junta de Investigações do Ultramar.

As imagens captadas foram além do simples registo documental, demonstrando um enorme domínio no uso da fotografia, do desenho e as profundas impressões que esta viagem deixou aos investigadores. Munidos de cadernos de campo e das icónicas câmaras fotográficas Leica e Rolleiflex, percorrem o território da Guiné-Bissau, focando-se em diagnosticar as formas de habitar, numa perspetiva clara de valorização cultural e tecnológica.

Um trabalho que é agora apresentado nesta exposição, em articulação com objetos etnográficos das coleções do Instituto de Investigação Científica Tropical e do Museu Nacional de Etnologia, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa.

Folheto informativo da exposição.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER