fbpx Ousadia e Exaltação - Orquestra Metropolitana de Lisboa | ULisboa

Categoria de Eventos

Ousadia e Exaltação - Orquestra Metropolitana de Lisboa

Ousadia e Exaltação, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, integra o programa Música na Universidade de Lisboa.

Share Ousadia e Exaltação - Orquestra Metropolitana de Lisboa

O primeiro dos dois concertos para piano de Brahms começou por ser uma simples sonata para dois pianos. Transformou-se, porém, na sua primeira obra orquestral, e desde logo com uma escrita grandiosa, capaz de prender a nossa respiração desde o primeiro ao último minuto. A audácia valeu-lhe o reconhecimento público que o acompanhou até ao final da vida. Reconhece-se um efeito semelhante na Sinfonia N.º 7 de Beethoven, uma obra cujos contrastantes humores serviram na estreia, em 1813, para enaltecer a bravura das tropas austríacas que haviam enfrentado as tropas de Napoleão Bonaparte semanas antes. Pelo meio, a Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia mais uma composição de Francisco Lima da Silva, Cidades Submersas.

António Rosado Piano
Pedro Neves Maestro