fbpx Stanley Fish - Lisbon Lectures in the Humanities (LLH) 4ª edição | ULisboa

31 de Maio de 2023
Anfiteatro I, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Stanley Fish - Lisbon Lectures in the Humanities (LLH) 4ª edição

Stanley Fish é o orador convidado da 4.ª edição das conferências internacionais Lisbon Lectures in the Humanities (LLH), que decorre no dia 31 de Maio, às 18h30, no Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Share Stanley Fish - Lisbon Lectures in the Humanities (LLH) 4ª edição

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa prossegue, em Maio deste ano, um ciclo de grandes conferências internacionais – as Lisbon Lectures in the Humanities (LLH) – com a presença de figuras notáveis das Humanidades: críticos, escritores, investigadores que criaram pensamento próprio e suscitaram acesa discussão.

Stanley Fish, um dos mais famosos e influentes críticos literários e teorizadores da literatura do nosso tempo, trará uma apresentação dedicada ao tema «Impossible Things: Blind Submission, Anti-professionalism, Interdisciplinarity, Consciousness Raising, Transparency, Artificial Intelligence», um assunto que tem tratado desde há várias décadas: foi em 1979 que escreveu contra o que está subjacente a uma submissão cega, isto é, a proposta de publicação de um trabalho académico sob anonimato e apreciado também de maneira anónima. É este um dos pilares do funcionamento do mundo académico actual, suposto garante de procedimentos de selecção com base em critérios de objectividade invulnerável a vícios de análise. Estes vícios seriam introduzidos com o conhecimento da identidade de quem escreve o artigo e igualmente da identidade de quem o avalia. Fish argumenta que o conhecimento objectivo entendido nestes termos é impossível, explica por que razão tem este entendimento e reflecte a partir daqui sobre outras facetas do mundo académico actual que também crê estarem assentes em equívocos.
(Fonte: Faculdade de Letras da ULisboa)

Entrada livre, sujeita a inscrição prévia, sendo a participação limitada à capacidade da sala.
Para garantir a sua vaga, aceda ao website do evento.
(os participantes devem comparecer 30 minutos antes da sessão para efectuarem a credenciação)