fbpx Um Pequeno Concerto - Orquestra Metropolitana de Lisboa | ULisboa

Um Pequeno Concerto - Orquestra Metropolitana de Lisboa

Sylvain Gasançon, Maestro da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a dirigir

Um Pequeno Concerto - Orquestra Metropolitana de Lisboa

Um Pequeno Concerto, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, acontece no dia 5 de novembro, às 19h00, na Aula Magna e integra o programa Música na Universidade de Lisboa.

Share Um Pequeno Concerto - Orquestra Metropolitana de Lisboa

Pouco tempo antes de estrear o seu segundo concerto para piano, em 1881, Brahms dirigiu uma carta à sua amiga Clara Schumann informando-a de ter escrito «um muito pequeno concerto para piano com um curto e delicado Scherzo». A ironia é evidente, pois de pequeno não tem nada. São cinquenta minutos que até têm afinidades com música de câmara, mas engrandecida pela ostentação sonora de uma orquestra.

Neste programa contrapõe-se à oitava sinfonia de Beethoven, uma composição relativamente bem humorada, tendo em consideração o temperamento fogoso do seu autor. É uma obra que, por um lado, aparenta normalidade. Porém, quando se ouve com mais atenção, levanta um sem número de perguntas. Podemos ainda revisitar Clepsidra de Carlos Caires, uma alegoria musical longinquamente inspirada num relógio de água que remonta aos tempos do Antigo Egito.

António Rosado Piano
Sylvain Gasançon  Maestro

Beethoven – Sinfonia N.o 8, em Fá Maior, Op. 93 (25')

Caires – Clepsidra, para Orquestra de Cordas (5')