fbpx Webinar | Medicina de Precisão - Sessão I | ULisboa

Webinar | Medicina de Precisão - Sessão I

Webinar | Medicina de Precisão

Webinar | Medicina de Precisão - Sessão I

Terá lugar no dia 3 de dezembro o webinar subordinado ao tema “Medicina de Precisão”, inseridos no contexto das Redes Temáticas Interdisciplinares da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Share Webinar | Medicina de Precisão - Sessão I

Medicina de Precisão, procura melhorar a prevenção, o diagnóstico precoce a resposta ao tratamento das várias doenças que nos afetam, integrando a variabilidade genética e as características ambientais individuais. Estas variáveis são exploradas com recurso a tecnologias que suportam a investigação biomédica e a saúde, conjugadas com formas avançadas de tratamento da informação.

Cada indivíduo tem a sua própria expressão de uma dada doença e a medicina tem tido dificuldade em transitar a evidência do sucesso dos grandes números para a eficácia e segurança individual. De facto, na maioria das doenças crónicas continuamos a ter uma fração muito significativa de doentes com diagnósticos tardios, má resposta à terapêutica e elevada frequência de efeitos adversos.  O conceito por trás da medicina de precisão visa justamente melhorar a nossa capacidade de dar resposta a estas limitações ainda existentes.

A redeSAÚDE da Universidade de Lisboa organiza 2 webinars, a 3 de dezembro e 10 de Dezembro de 2021, ambos às 17h, com o objetivo de iniciar uma discussão pública sobre a Medicina de Precisão. O primeiro webinar tem por audiência o público em geral e inicia-se com uma explicação sobre o que é a Medicina de Precisão, desenvolvendo-se depois em duas aplicações práticas em patologias de enorme prevalência na Europa: a demência e a artrite. O segundo webinar visa uma audiência científica e desenvolve os temas específicos da radioterapia, imunoterapia e teranóstico. Nestes webinars queremos partilhar alguns dos contributos que a Universidade de Lisboa tem dado para encontrar respostas para este tema.