fbpx Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa lança nova monografia | ULisboa

Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa lança nova monografia

flul

Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa lança nova monografia

Share Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa lança nova monografia

Inserida na colecção Estudos & Memórias, correspondendo ao número 13 desta série, trata-se de obra monográfica sobre a cerâmica grega recolhida no Castelo de Castro Marim.

A análise teve em atenção não só os aspectos formais de cada uma das peças (mais de 300), mas também a sua cronologia, estabelecida em função dos dados da Ágora da Atenas e dos contextos estratigráficos no sítio algarvio. O conjunto é muito numeroso, constituindo o maior de todo o território português, e dos maiores em termos peninsulares. 

A presença expressiva de cerâmica importada da Grécia continental entre o século VI e o IV a.n.e. foi devidamente interpretada no quadro da Idade do Ferro no Sul de Portugal e das suas relações com o Mediterrâneo Central e Oriental. Por outro lado, a adopção de práticas sociais mediterrâneas, visíveis através da forma como os alimentos foram consumidos à mesa, tiveram o necessário destaque.

A monografia A Cerâmica Grega do Castelo de Castro Marim, da autoria de Ana Margarida Arruda e Elisa de Sousa, investigadoras do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) e de Daniela Ferreira, da Universidade de Porto, é a mais recente obra da UNIARQ. 

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER