Encerramento do Jardim Botânico Tropical para obras de remodelação

Jardim Botânico Tropical

Encerramento do Jardim Botânico Tropical para obras de remodelação

Share Encerramento do Jardim Botânico Tropical para obras de remodelação

O Jardim Botânico Tropical (JBT) vai encerrar ao público dia 7 de janeiro para obras de remodelação.

Estas são as primeiras grandes obras de remodelação desde a década de 40 do século passado.
A primeira fase da reabilitação do JBT tem como objetivo intervencionar infraestruturas e parte do jardim, como caminhos e elementos de água, bem como a recuperação de novos espaços visitáveis, como o Jardim dos Catos que se encontra encerrado há várias décadas.

Criado em 25 de janeiro de 1906 pelo Ministro da Marinha o, então designado, Jardim Colonial destinava-se a apoiar o “ensino agrícola colonial”.
Instalado, em princípios de 1907, na Quinta das Laranjeiras foi transferido, em 1912, para os terrenos que compreendiam a antiga cerca do Palácio de Belém, os terrenos da Quinta do Meio ou Quinta dos Condes da Calheta e parte dos terraços e jardins do antigo Palácio dos Duques de Aveiro.
Em 1940 o Jardim foi integrado na Exposição do Mundo Português – Secção de Etnografia Colonial – tendo, para o efeito, sido realizadas obras de adaptação.
Em resultado da história do espaço que ocupa, o Jardim reúne um património arquitetónico e escultórico diversificado que foi aumentado com edificações e obras de arte executadas ou para ali deslocadas no âmbito da Exposição do Mundo Português, em 1940, e, posteriormente, da Exposição Internacional de Lisboa de 1998.
Em 2007, o Palácio Nacional de Belém e todo o conjunto intramuros onde se integra o Jardim Botânico Tropical, foi classificado como Monumento Nacional.
Em 2015 na sequência do processo de extinção por fusão do IICT na Universidade de Lisboa e na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o JBT passou a integrar o património da Universidade de Lisboa.