fbpx Estudante do Instituto Superior Técnico vence “Best Student Paper Award” | ULisboa

Estudante do Instituto Superior Técnico vence “Best Student Paper Award”

Estudante do Instituto Superior Técnico vence “Best Student Paper Award”

Estudante do Instituto Superior Técnico vence “Best Student Paper Award”

Share Estudante do Instituto Superior Técnico vence “Best Student Paper Award”

O trabalho de José Jesus foi distinguido no 13.º Congresso do Comité Português da União Radio Científica Internacional (URSI).

O artigo premiado, intitulado “Quantum key distribution through free Space”, teletransporta para o papel aquela que foi a experiência do dia 8 de julho e todo o trabalho feito para que a mesma acontecesse e fosse bem-sucedida. “Estudou-se a possibilidade de implementar um link ótico através de espaço livre por forma a distribuir chaves quânticas entre as 2 torres do técnico e assim obter uma fonte de comunicação quanticamente segura, isto é, uma forma de comunicação que estivesse segura face a um possível ataque de um computador quântico”, explica José Jesus. “Assim, foi implementado e demonstrado entre as torres uma prova de conceito para distribuição de chaves quânticas”, acrescenta.

Além da implementação da prova de conceito, é evidenciado neste trabalho o “facto de esta tecnologia ser crucial e estratégica para a soberania de um país, motivo pelo qual a União Europeia, os Estados Unidos da América e a China estão a investir fortemente na área das tecnologias quânticas”, como reitera José Jesus.  Para além disso e indo de certa forma ao encontro do tema da conferência – “Espaço: desafios e oportunidades”- o artigo destaca “o facto de que esta tecnologia tem como destino final a implementação de uma rede de satélites global para fazer a distribuição de chaves e assim estabelecer uma rede de comunicações quânticas global”, refere o estudante do Técnico.

Os estudantes que competiam pelo galardão tiveram que apresentar os artigos num “pitch” de 5 minutos, e cujo desempenho tinham um grande peso na atribuição do prémio.os e a sua implementação prática”, adiciona. Por fim, José Jesus terminou a sua apresentação frisando “o sucesso da implementação como prova de conceito e reforçou a importância desta tecnologia e da sua exportação para o espaço”, lembra.

Na perspetiva do vencedor do galardão, o carácter disruptivo do seu trabalho pesou na escolha do mesmo como “Best Student Paper Award”.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER