fbpx Estudante do Instituto Superior Técnico vence “Best Student Paper Award” | ULisboa

Estudante do Instituto Superior Técnico vence “Best Student Paper Award”

Share Estudante do Instituto Superior Técnico vence “Best Student Paper Award”

O trabalho de José Jesus foi distinguido no 13.º Congresso do Comité Português da União Radio Científica Internacional (URSI).

O artigo premiado, intitulado “Quantum key distribution through free Space”, teletransporta para o papel aquela que foi a experiência do dia 8 de julho e todo o trabalho feito para que a mesma acontecesse e fosse bem-sucedida. “Estudou-se a possibilidade de implementar um link ótico através de espaço livre por forma a distribuir chaves quânticas entre as 2 torres do técnico e assim obter uma fonte de comunicação quanticamente segura, isto é, uma forma de comunicação que estivesse segura face a um possível ataque de um computador quântico”, explica José Jesus. “Assim, foi implementado e demonstrado entre as torres uma prova de conceito para distribuição de chaves quânticas”, acrescenta.

Além da implementação da prova de conceito, é evidenciado neste trabalho o “facto de esta tecnologia ser crucial e estratégica para a soberania de um país, motivo pelo qual a União Europeia, os Estados Unidos da América e a China estão a investir fortemente na área das tecnologias quânticas”, como reitera José Jesus.  Para além disso e indo de certa forma ao encontro do tema da conferência – “Espaço: desafios e oportunidades”- o artigo destaca “o facto de que esta tecnologia tem como destino final a implementação de uma rede de satélites global para fazer a distribuição de chaves e assim estabelecer uma rede de comunicações quânticas global”, refere o estudante do Técnico.

Os estudantes que competiam pelo galardão tiveram que apresentar os artigos num “pitch” de 5 minutos, e cujo desempenho tinham um grande peso na atribuição do prémio.os e a sua implementação prática”, adiciona. Por fim, José Jesus terminou a sua apresentação frisando “o sucesso da implementação como prova de conceito e reforçou a importância desta tecnologia e da sua exportação para o espaço”, lembra.

Na perspetiva do vencedor do galardão, o carácter disruptivo do seu trabalho pesou na escolha do mesmo como “Best Student Paper Award”.