fbpx Estudantes do Instituto Superior Técnico conquistam 4 medalhas na Maratona Inter-Universitária de Programação | ULisboa

Share Estudantes do Instituto Superior Técnico conquistam 4 medalhas na Maratona Inter-Universitária de Programação

As equipas que representaram a Escola na competição arrecadaram duas medalhas de prata e duas de bronze.

Os estudantes do Instituto Superior Técnico garantiram 4 das 6 medalhas possíveis na última edição da Maratona Inter-Universitária de Programação 2019 (MIUP) que se realizou no dia 9 de outubro. Apesar de o 1.º lugar do pódio da MIUP ter sido arrecado por uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), as equipas do Instituto Superior Técnico conquistaram duas medalhas de prata e duas de bronze.

A equipa “The Outlaws” resolveu o mesmo número de exercícios que a equipa vencedora – 8, tendo, no entanto, demorado mais tempo na resolução dos mesmos. Entre os vencedores da medalha de prata esteve também a equipa “Se eu Henriquecesse, Duarte-ia o dinheiro e prograMaria na mesma”. Foram ainda atribuídas três medalhas de bronze, duas das quais a equipas do Instituto Superior Técnico, a “Runtime Terror” e a  “ISTémisére”.

O concurso de programação para estudantes universitários mudou-se este ano para o  campus do Taguspark. A prova consistia em resolver 11 problemas de programação, com recurso às linguagens de programação C, C++, Java ou python 3, e de dificuldades variadas, em 5 horas. No total, estiveram presentes 19 equipas na MIUP, ainda que apenas 17 estivessem diretamente em competição, sendo duas delas convidadas tal como ditam as regras do  International Collegiate Programming Contest (ICPC).

No total foram 6 as equipas que representaram o Instituto Superior Técnico na competição, que enquanto instituição organizadora e anfitriã do evento, acabaria naturalmente por ser a que tinha mais participantes inscritos. As equipas da Escola eram compostas por estudantes de diferentes áreas (Engenharia Informática, Matemática e Aplicações, e Engenharia Física Tecnológica e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores).

Além de representar uma excelente oportunidade para os alunos testarem a sua capacidade de resolução de problemas, a MIUP possibilita também o convívio e troca de experiências entre alunos e professores das várias Universidades portuguesas.