fbpx Faculdade de Ciências coordena projeto europeu Twinning | ULisboa

Faculdade de Ciências coordena projeto europeu Twinning

Share Faculdade de Ciências coordena projeto europeu Twinning

União Europeia financia investigação e formação avançada em Bioquímica e Biofísica de Proteínas, Biomedicina e Biotecnologia

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa está a coordenar o projeto europeu Twinning em colaboração com a Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e a Universidade de Tel Aviv, em Israel, e em parceria com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O objetivo é promover a investigação de excelência e a formação avançada em Bioquímica e Biofísica de Proteínas, com impactos e aplicações em Biomedicina e Biotecnologia.

Os resultados das candidaturas Twinning-Horizon-Widera-2021-Access-03 foram divulgados este ano: 216 projetos conseguiram financiamento, 13 são projetos liderados por instituições portuguesas, como é o caso do TWIN2PIPSA, que deverá terminar em setembro de 2025. A candidatura referente ao TWIN2PIPSA obteve a classificação máxima.

De acordo com Cláudio M. Gomes e Patrícia Faísca, que promoveram e desenvolveram a candidatura, o financiamento do projeto TWIN2PIPSA é uma oportunidade única para alavancar a investigação e as competências de um cluster de cientistas da Ciências ULisboa, pessoas com diferentes formações que partilham um interesse comum no estudo de proteínas e no seu envolvimento em várias doenças humanas – as designadas doenças conformacionais -, que incluem cataratas, doenças metabólicas ou neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. Segundo os cientistas, desenvolver aplicações biomédicas e biotecnológicas para o diagnóstico ou terapêutica das doenças conformacionais exige um novo tipo de abordagem multidisciplinar, colaborativa e conhecimentos científicos e metodológicos específicos, que passam a estar acessíveis aos professores e investigadores da Ciências ULisboa devido à cooperação com estas universidades de referência.

O TWIN2PIPSA prevê a realização de um conjunto de atividades, com destaque para o desenvolvimento de um projeto de investigação exploratório, que assenta em duas linhas de investigação baseadas em aplicações de proteínas em problemas da Biomedicina (agregação proteica e sua regulação em neurodegeneração) e Biotecnologia (investigação e desenvolvimento de bioadesivos proteicos).

Os cientistas envolvidos neste projeto e os seus alunos de pós-graduação também vão ter acesso, ao longo destes três anos, a intercâmbios, training schools, conferências e workshops entre a academia e a indústria.

“Estas atividades têm um forte impacto na formação dos jovens investigadores da Ciências ULisboa e são uma oportunidade para ampliar conhecimentos, contribuindo para a investigação de vanguarda nestas áreas e para o conhecimento gerado em benefício da sociedade, numa perspetiva internacional e em rede”, conclui Cláudio M. Gomes.

As ações Twinning são financiadas pelo programa Widening do Horizonte Europa, promovido pela REA, um órgão de financiamento da Comissão Europeia.

Fonte: Faculdade de Ciências