fbpx Faculdade de Ciências coordena projeto europeu Twinning | ULisboa

Faculdade de Ciências coordena projeto europeu Twinning

Faculdade de Ciências coordena projeto europeu Twinning

Faculdade de Ciências coordena projeto europeu Twinning

Share Faculdade de Ciências coordena projeto europeu Twinning

União Europeia financia investigação e formação avançada em Bioquímica e Biofísica de Proteínas, Biomedicina e Biotecnologia

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa está a coordenar o projeto europeu Twinning em colaboração com a Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e a Universidade de Tel Aviv, em Israel, e em parceria com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O objetivo é promover a investigação de excelência e a formação avançada em Bioquímica e Biofísica de Proteínas, com impactos e aplicações em Biomedicina e Biotecnologia.

Os resultados das candidaturas Twinning-Horizon-Widera-2021-Access-03 foram divulgados este ano: 216 projetos conseguiram financiamento, 13 são projetos liderados por instituições portuguesas, como é o caso do TWIN2PIPSA, que deverá terminar em setembro de 2025. A candidatura referente ao TWIN2PIPSA obteve a classificação máxima.

De acordo com Cláudio M. Gomes e Patrícia Faísca, que promoveram e desenvolveram a candidatura, o financiamento do projeto TWIN2PIPSA é uma oportunidade única para alavancar a investigação e as competências de um cluster de cientistas da Ciências ULisboa, pessoas com diferentes formações que partilham um interesse comum no estudo de proteínas e no seu envolvimento em várias doenças humanas – as designadas doenças conformacionais -, que incluem cataratas, doenças metabólicas ou neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. Segundo os cientistas, desenvolver aplicações biomédicas e biotecnológicas para o diagnóstico ou terapêutica das doenças conformacionais exige um novo tipo de abordagem multidisciplinar, colaborativa e conhecimentos científicos e metodológicos específicos, que passam a estar acessíveis aos professores e investigadores da Ciências ULisboa devido à cooperação com estas universidades de referência.

O TWIN2PIPSA prevê a realização de um conjunto de atividades, com destaque para o desenvolvimento de um projeto de investigação exploratório, que assenta em duas linhas de investigação baseadas em aplicações de proteínas em problemas da Biomedicina (agregação proteica e sua regulação em neurodegeneração) e Biotecnologia (investigação e desenvolvimento de bioadesivos proteicos).

Os cientistas envolvidos neste projeto e os seus alunos de pós-graduação também vão ter acesso, ao longo destes três anos, a intercâmbios, training schools, conferências e workshops entre a academia e a indústria.

“Estas atividades têm um forte impacto na formação dos jovens investigadores da Ciências ULisboa e são uma oportunidade para ampliar conhecimentos, contribuindo para a investigação de vanguarda nestas áreas e para o conhecimento gerado em benefício da sociedade, numa perspetiva internacional e em rede”, conclui Cláudio M. Gomes.

As ações Twinning são financiadas pelo programa Widening do Horizonte Europa, promovido pela REA, um órgão de financiamento da Comissão Europeia.

Fonte: Faculdade de Ciências

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER