fbpx Falecimento de Maria Odette Santos-Ferreira | ULisboa

Falecimento de Maria Odette Santos-Ferreira

Share Falecimento de Maria Odette Santos-Ferreira

Maria Odette Santos-Ferreira, Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade de Lisboa (ULisboa), faleceu a 7 de outubro de 2018, aos 93 anos.

Personalidade notável das Ciências Farmacêuticas em Portugal, Maria Odette Santos-Ferreira foi pioneira na investigação sobre a infeção VIH/SIDA em Portugal. Fez parte da equipa que identifi­cou pela primeira vez o Vírus da Imunode­ficiência Humana (VIH) do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-Bissau, uma colaboração entre o Instituto Pasteur de Paris, o Hospital Egas Moniz e a Faculdade de Farmácia da ULisboa. A Professora Odette desempenhou, em simultâneo, várias atividades profissionais: docente universitária, investigadora e farmacêutica. Na Academia foi Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Farmácia da ULisboa, foi coordenadora e regente de cursos de graduação e pós-graduação na área da Microbiologia. Na investigação desenvolveu estudos epidemiológicos nos campos do VIH e das infeções bacterianas hospitalares.

Com um percurso científi­co-profi­ssional ímpar, a Professora Odette também chegou a liderar, durante oito anos, a Comissão Nacional de Luta contra a SIDA (CNLCS). Nesse papel, contribuiu signifi­cativamente não só para a desmisti­ficação da doença,  como também para a luta contra a discriminação dos doentes. Durante a sua vigência como coordenadora, a CNLS realizou numerosos projetos nas várias valências da infeção VIH/SIDA, de que se destaca, pelo impacto nacional e internacional, o projeto “Diz não a uma seringa em 2.ª mão”, mais conhecido pelo “Projeto de troca de seringas, nas farmácias”.

A obra da Professora Odette inclui também a construção do edifício do Centro de Patogénese Molecular, um complexo de laboratórios dedicados à investigação científi­ca na Faculdade de Farmácia da ULisboa. Foi nesta Escola que formou boa parte dos profissionais que atualmente se dedicam à investigação nas diversas áreas da Microbiologia em Portugal. Detentora de várias condecorações, de que se destaca: “Chevalier dans l’Ordre des Palmes Academiques e “Chevalier de la Légion d’Honneur” do Governo francês, “Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública” e “Grau de Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada”, ambas da Presidência da República.

O velório de Maria Odette Santos-Ferreira decorre a 8 de outubro de 2018, a partir das 19h00, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa. A missa de corpo presente realiza-se a 9 de outubro de 2018, pelas 15h00. O funeral irá, após o términus da missa, para o cemitério do Alto de S. João onde decorrerá a cremação.