fbpx Professora do ISCSP representa Portugal no Social and Human Working Group do IASC | ULisboa

Professora do ISCSP representa Portugal no Social and Human Working Group do IASC

Professora do ISCSP representa Portugal no Social and Human Working Group do IASC

Professora do ISCSP representa Portugal no Social and Human Working Group do IASC

Share Professora do ISCSP representa Portugal no Social and Human Working Group do IASC

Esta é a primeira vez que, na esfera nacional, as Ciências Sociais e Humanas estão representadas nesta organização.

A Professora e investigadora do ISCSP-ULisboa, Sandra Balão, foi recentemente nomeada representante de Portugal no Social and Human Working Group (SHWG) do International Arctic Science Committee (IASC).

Esta nomeação surge na sequência de uma Call internacional, à qual Sandra Balão respondeu. A seleção, que teve em conta a adequação do CV aos objetivos e plano de ação do SHWG, assim como a Carta de Motivação que o acompanhou, constitui o reconhecimento do trabalho realizado, destacando-se o incentivo à Investigação e impulsionamento dos Estudos do Ártico, bem como a sua relevância para o desenvolvimento da Ciência Ártica Nacional neste ramo do conhecimento. 

Nomeada para os próximos cinco anos, as suas expectativas “centram-se na densificação e amplificação dos estudos dedicados à região do Ártico nos domínios científicos e académicos que se enquadram nas Ciências Sociais e Humanas”. De entre os principais objectivos destacam-se: “promover o interesse da comunidade científica e académica nacional para os estudos sobre o Árctico; dinamizar a investigação sobre a região no quadro das linhas de acção estratégica definidas pelo SHWG e que valorizam uma visão holística e integradora". A Professora destaca, ainda, que: "será fundamental promover a disseminação dos resultados da investigação desenvolvida junto dos diversos stakeholders nacionais".

Para a investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-ULisboa, os contributos das Ciências Sociais e Humanas “são fundamentais no quadro de um Sistema Internacional em rápida transformação e com impactos diversos que tendem a complexificar-se, suscitando desafios inéditos no tempo presente”.

A  dedicação de Sandra Balão aos Estudos do Ártico tem-se verificado de forma contínua e persistente desde 2009, pelo que a Professora e investigadora considera que esta nomeação “constitui, fundamentalmente, o reconhecimento de um percurso com cerca de 10 anos de foco na região do Ártico a partir de um olhar de matriz marcadamente interdisciplinar com epicentro nas Ciências Sociais e Políticas, mais concretamente no domínio dos Estudos Políticos, Estratégicos e Internacionais, na linha de uma tradição centenária que constitui a excelência do legado do ISCSP-ULisboa”. Por isso, vê neste novo desafio “uma oportunidade para potenciar trabalho já desenvolvido”, bem como para “aprofundar iniciativas até aqui apenas esboçadas” e, ainda, “aumentar as possibilidades de criação e ou concretização de alguns projetos devido ao 'acesso' facilitado a investigadores especializados naquele que é o core da área científica em que nos 'movimentamos'”. O aprofundamento do networking e o potencial aumento das oportunidades de colaboração em iniciativas de diversas tipologias (de entre outras que, eventualmente, possam surgir) estão também entre os objetivos da Professora do ISCSP-ULisboa.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER