fbpx Social Meter: a app que nos ajuda a cumprir o distanciamento social | ULisboa

Social Meter: a app que nos ajuda a cumprir o distanciamento social

Share Social Meter: a app que nos ajuda a cumprir o distanciamento social

A aplicação foi lançada há poucos dias, pelo Instituto Superior Técnico, mas promete ser uma ajuda preciosa no combate à pandemia.

Para evitar contágio com o novo coronavírus é necessário manter uma distância de 1,5 a 2 metros de outras pessoas - a regra foi definida pela Organização Mundial de Saúde(OMS) e adotada pela Direção Geral de Saúde (DGS) em Portugal. Nem sempre é simples perceber quando estamos a passar esta linha de segurança, principalmente quando não existem sinais indicativos que nos auxiliem. Para fazer soar o alarme de que estamos a invadir esta segurança e ajudando a manter-nos mais seguros em espaços públicos, dois alunos do Instituto Superior Técnico resolveram criar a Social Meter, uma aplicação (app) que permite medir a distância social em qualquer espaço. A ideia é fruto da proatividade e do conhecimento de Francisco Trindade de Melo e Inês Moreira, dois alunos do mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

De forma simples e intuitiva e através de sistemas de inteligência artificial, a SocialMeter permite através da câmara do telemóvel avaliar as distâncias de segurança.

Lançada para testes apenas a 27 de agosto, a app começa agora a cativar os primeiros utilizadores.