Universidade de Lisboa é 28ª no Ranking Europeu de Ensino do Times Higher Education

Universidade de Lisboa é 28ª no Ranking Europeu de Ensino do THE Times

Universidade de Lisboa é 28ª no Ranking Europeu de Ensino do Times Higher Education

Icone de partilha

A Universidade de Lisboa está posicionada na 28ª posição na Europa no ranking Times Higher Education Europe Teaching Ranking. Este ranking, lançado pela primeira vez este ano, pretende avaliar a qualidade de ensino e da aprendizagem colocando os alunos e as suas necessidades no centro da análise.

O apuramento dos resultados teve por base a elaboração de um inquérito a 30.000 estudantes universitários, aos quais foram solicitadas respostas a um conjunto de questões para avaliar a qualidade e as condições de ensino, o desenvolvimento do pensamento critico, o estimulo da capacidade de análise e de reflexão, a ligação ao mundo e aos desafios reais, a preparação para a carreira e as ligações ao mercado de trabalho, a interação entre estudantes e docentes e a escolha do curso baseada nas recomendações de antigos alunos.

Foram, ainda, inquiridos 10.162 professores universitários para uma avaliação entre pares, e realizado o levantamento da produção científica de cada instituição no período de 2012 a 2016.

Este ranking analisa quatro dimensões, cada uma com vários indicadores associados (num total de treze), a saber: Compromisso (Engagement - 40%), Recursos (Resources - 20%), Resultados (Outcomes - 20%) e Ambiente (Environment - 20%).

Constituindo a missão das universidades o ensino, a investigação e a transferência de conhecimento, a vertente do ensino não tem habitualmente grande expressão nos principais rankings internacionais, constituindo-se THE-Ensino como uma importante iniciativa, a nível mundial, na aferição da qualidade do ensino superior.

O excelente resultado da ULisboa confirma o seu valor no espaço de ensino superior europeu e reflete o enorme esforço que tem sido desenvolvido por todos os que estudam e trabalham nesta universidade para a sua projeção internacional e para o desempenho da sua missão.