A Universidade de Lisboa é o principal motor de novos projetos empresariais

Este trabalho evidencia o facto de que 67% do valor do ecossistema de startups português passa por Lisboa, sendo a Universidade de Lisboa (ULisboa) o principal motor de criação de novos projetos empresariais, com preponderância para o trabalho desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico.

A Universidade de Lisboa é o principal motor de novos projetos empresariais

Este é o resultado do estudo The State of Lisbon´s Startup Ecosystem 2022, desenvolvido pela dealroom.com e pela plataforma Made of Lisboa, a partir da base de dados da Startup Lisboa. Este estudo aponta para que as startups fundadas em Lisboa, ou que tenham sede na cidade, valham hoje 27 vezes mais do que em 2016, estando avaliadas atualmente em 21,4 mil milhões euros.

As startups nascidas dentro do seio da ULisboa tem já uma valorização conjunta de 13 mil milhões de euros. A Talkdesk, startup do Instituto Superior Técnico, só por si, representa 43% do ecossistema de inovação de Lisboa (9,1 mil milhões de euros) e é considerada um dos três “unicórnios” mais valiosos do sul da europa, só ultrapassada pela Evolution e pela OutSystems, esta última também portuguesa. De entre as startups que tiveram origem na ULisboa, destacam-se também outras como a Sensei, a Aptoide e a Codacy.

Em 2022, o investimento captado pelas startups criadas em Lisboa ascendeu a 353 milhões de euros, sendo que 94% desse valor (333 milhões) foi investido em empresas que mantêm a sua sede em território nacional. O valor do investimento é o maior de sempre, superando em 3,2 vezes o registado em 2021 (97 milhões) e é maioritariamente estrangeiro (80%).