fbpx Universidade de Lisboa vence candidaturas P2020 | ULisboa

P2020

Universidade de Lisboa vence candidaturas P2020

Share Universidade de Lisboa vence candidaturas P2020

A Universidade de Lisboa capta mais de 5,5 milhões de euros no Programa Operacional Regional de Lisboa para reforço de Centros e Interfaces Tecnológicos localizados no campus da Cidade Universitária.

Inseridas no Programa Operacional Regional de Lisboa 2014/2020, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo
(CCDR LVT) aprovou 3 candidaturas da Universidade de Lisboa no âmbito do reforço e qualificação de infraestruturas de investigação e inovação, uma das prioridades estratégicas do Acordo de Parceria do Portugal 2020.

No conjunto das três candidaturas, a ULisboa captou mais de 5.500 mil euros, montante que, juntamente com Fundos Próprios da ULisboa, irá ser destinado à construção do edifício Reynaldo dos Santos, o novo Centro Tecnológico da Faculdade de Medicina da ULisboa, à construção do novo Centro Medicamento e Saúde (CeMS), Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Faculdade de Farmácia da ULisboa e à requalificação do edifício da Incubadora da ULisboa de forma a acolher aqui o TTC@ULisboa,  Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento da ULisboa.

O Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos da FM da ULisboa permitirá disponibilizar a toda a região um local para o desenvolvimento atividades de I&I, projetos piloto ou projetos demonstradores, entre outros, numa área considerada um Domínio de Especialização na Estratégia Regional de Especialização Inteligente da Região de Lisboa, nomeadamente “Investigação, Tecnologias e Serviços de Saúde”. Será ainda possível dotar este edifício de equipamento necessário para que seja possível acolher um Centro de Valorização e Transferência Tecnológica, em particular, nas áreas temáticas Cardiovascular, Cirurgia Experimental e Simulação Avançada. Este edifício permitirá alojar, em instalações estado-da-arte, atividade de Investigação e Inovação aproximando a FM da ULisboa ao tecido empresarial do sector da saúde, proporcionando melhores condições para o empreendedorismo e a transferência tecnológica.

A Faculdade de Farmácia estará dotada de um edifício capacitado para dar apoio a Hospitais, Serviços de Saúde e Empresas Farmacêuticas e afins. O CeMS - Centro Medicamento e Saúde irá reforçar as ligações da FFUL a Empresas Farmacêuticas, Organismos do Sistema de Saúde, Autoridade Reguladora e Centros de Investigação; fomentar a Formação Avançada para Quadros de Empresas, incluindo a formação de Mestres, Doutores, e cursos pós-graduados dirigidos a temáticas emergentes; e incrementar o empreendedorismo, a transferência de conhecimento científico e a interação com Países de Língua Oficial Portuguesa nas áreas do medicamento e de saúde.

Ainda no Campus da Cidade Universitária, a Incubadora da ULisboa irá aumentar a sua capacidade de resposta na valorização do conhecimento criado na ULisboa. Este Centro irá permitir acompanhar atividades de I&D com vista à identificação de ideias de potencial valorização, mobilizar equipas multidisciplinares para análise e desenvolvimento de soluções para o mercado, fomentar a interligação e apoio a outras estruturas da ULisboa, particularmente as Redes Temáticas e os Colégios Interdisciplinares, bem como os centros de valorização e transferência de tecnologia existentes em algumas Escolas da ULisboa, e disponibilizar espaços, equipamentos e serviços básicos necessários para o desenvolvimento de projetos empresariais em fase inicial de atividade.

O financiamento aprovado recentemente, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020, constitui um contributo significativo para a ULisboa permitindo o alargamento e intensificação das suas atividades de investigação, desenvolvimento, valorização e transferência tecnológica e de conhecimento, alojando diversas tipologias de atividades de Investigação e Inovação, em estreita ligação entre a Universidade e o tecido empresarial, incrementando o empreendedorismo e a transferência tecnológica na cidade de Lisboa.