fbpx USP concede título de Doutor Honoris Causa ao professor António Nóvoa | ULisboa

USP concede título de Doutor Honoris Causa ao professor António Nóvoa

USP concede título de Doutor Honoris Causa ao professor António Nóvoa

USP concede título de Doutor Honoris Causa ao professor António Nóvoa

Share USP concede título de Doutor Honoris Causa ao professor António Nóvoa

No dia 15 de setembro, o Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, a outorga do título Doutor Honoris Causa ao catedrático do Instituto de Educação e reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Manuel Sampaio da Nóvoa, considerado um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação.

A proposta de concessão do título foi apresentada pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

De acordo com o Estatuto da Universidade, o título de Doutor Honoris Causa é concedido “a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes; e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à Universidade”.

António Manuel Sampaio da Nóvoa é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, instituição na qual leciona desde 1986. É reitor honorário da Universidade de Lisboa, onde ocupou a Reitoria entre 2006 e 2013.

Em 2014, recebeu o prémio Universidade de Coimbra pela sua “notável carreira e trabalho no campo da educação”. Desempenhou funções públicas de relevo, como a de consultor de educação do presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio. Hoje é embaixador de Portugal na Unesco, nomeado pelo primeiro ministro e pelo presidente da República Portuguesa.

Um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada.. É autor de referência nos estudos sobre as políticas educativas, especialmente as desenvolvidas pela União Europeia.

Nóvoa é o 118º homenageado com o título concedido pela USP em toda a sua história.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER