fbpx Ciclo de Piano | Recital de Artur Pizarro | ULisboa

Categoria de Eventos

Ciclo de Piano | Recital de Artur Pizarro

Ciclo de Piano | Recital de Artur Pizarro
29 de Outubro de 2021
21:00
Aula Magna

Ciclo de Piano | Recital de Artur Pizarro

Artur Pizarro atua regularmente em recitais a solo, em duo de piano e em concertos de musica de câmara.

Share Ciclo de Piano | Recital de Artur Pizarro

Programa:

Chopin 24 Prelúdios op.28
(aprox. 40 minutos);

1 Agitato
2 Lento
3 Vivace
4 Largo
5 Molto allegro
6 Lento assai
7 Andantino
8 Molto agitato
9 Largo
10 Molto allegro
11 Vivace
12 Presto
13 Lento
14 Alegro
15 Sostenuto
16 Presto con fuoco
17 Allegreto
18 Molto allegro
19 Vivace
20 Largo
21 Cantabile
22 Molto agitato
23 Moderato
24 Allegro apassionato

Liszt Sonata em si menor S.178
(aprox. 30 minutos)

Lento assai -
Allegro energico -
Grandioso -
Recitativo -
Andante sostenuto -
Quasi Adagio -
Allegro energico -
Più mosso -
Stretta quasi Presto -
Presto - Prestissimo -
Andante sostenuto -
Allegro moderato -
Lento assai -

Entrada livre sujeita a lotação da sala.
Pelo Princípio de Precaução em Saúde Pública, é obrigatória a apresentação de Certificado Digital COVID ou Teste PCR ou Antigénio com resultado negativo – Orientação DGS 028/2020 – Atualizada a 05/10/2021.


Artur Pizarro:
Nascido em Lisboa em 1968, Artur Pizarro apresentou-se em público pela primeira vez aos três anos de idade e no ano seguinte apresentou-se na RTP ao lado do Professor Campos Coelho (aluno de Vianna da Motta, Isidor Phillip e Ricardo Viñes) no programa Histórias da Música de Victorino d'Almeida. Os seus primeiros passos ao piano foram acompanhados pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega e pelo Professor Campos Coelho. Mais tarde, entre 1974 e 1990 Artur Pizarro estudou em Portugal e nos EUA com Sequeira Costa (também aluno de Vianna da Motta e também de Mark Hambourg, Marguerite Long, Jacques Février e Edwin Fischer). Durante um ano frequentou também a classe de Aldo Ciccolini no Conservatório Nacional Superior de Paris e recebeu aulas de Bruno Rigutto. Esta linhagem deu a Artur Pizarro um raro conhecimento da escola francesa e da alemã diretamente da Idade d'Ouro do pianismo do século XX. Artur Pizarro detém três primeiros prémios de concursos internacionais, nomeadamente o Concurso Vianna da Motta em 1987, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition de 1989 (onde seis primeiros prémios de  concursos internacionais são convidados a competir) e o Leeds International Piano Competition de 1990 que verdadeiramente lançou a sua grande carreira internacional.
Artur Pizarro atua regularmente em recitais a solo, em duo de piano com Rinaldo Zhok e em concertos de musica de câmara. Apresenta-se também com as mais prestigiadas orquestras por todo o mundo dirigido por maestros tais como Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseev, Martyn Brabbins, Tadaaki Otaka, Tugan Sokhiev, Yakov Kreizberg, Yannick Nezet-Seguin, Libor Pesek, Vladimir Jurowski, Ion Marin, Julia Jones and Sir Charles Mackerras. As suas gravações constam nos catálogos da Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Phoenix Edition, Cappricio, Cavi, e Odradek Records onde recentemente completou a integral da obra para piano de Sergei Rachmaninoff e os 5 concertos para piano e orquestra de Beethoven com a Sinfónica de Wuppertal dirigida por Julia Jones. Com Rinaldo Zhok gravou 2 CDs com obras de Dvořák e Beethoven para piano a quatro mãos.
Em reconhecimento da relevância da sua arte, Artur Pizarro foi galardoado na sua terra natal com o Premio Bordalo, o Premio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal. Em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio Albéniz pelo Festival Albéniz em Camprodon, Espanha, reconhecendo o seu trabalho pela divulgação da Suite Iberia através da sua gravação e inúmeras actuações em palco. Actualmente leciona no seu estúdio em Oeiras onde dá aulas particulares. Frequentemente, Artur Pizarro oferece masterclasses em vários locais internacionais.


Recitais Ciclo de Piano

Jorge Moyano
quinta | 14 de outubro | 21h00

António Rosado
terça | 26 de outubro | 21h00

 

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER