fbpx 6.ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE da ULisboa | ULisboa

6.ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE da ULisboa

6.ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE da ULisboa

Share 6.ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE da ULisboa

A conferência subordinada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança" realizou-se no dia 4 de junho, no Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras.

Pretendendo dar um contributo significativo na área da Saúde, a 6.ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE, teve como foco os “Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança”, abordando a saúde planetária e as interações entre a saúde humana, o meio ambiente e os ecossistemas locais e globais, sendo a sua promoção essencial para garantir a saúde e o bem-estar das atuais e futuras gerações.

A Vice-Reitora da ULisboa, Cecília Rodrigues, encetou o evento com a apresentação do novo Doutoramento em Saúde Planetária da Universidade de Lisboa, destacando que este “surge como resposta à necessidade de formação avançada para especialistas, tanto academicos, quanto profissionais, numa área reconhecida como multidisciplinar e crucial para enfrentar os desafios contemporâneos, que transcendem fronteiras e impactam a saúde do planeta como um todo.”.

A 6.ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE reuniu, no Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras, vários investigadores para discutir temas centrais na saúde planetária: as alterações climáticas, a poluição do ar e sonora, a perda de biodiversidade, a depleção de água potável, a alteração do uso da terra, e exposição a químicos tóxicos, entre outros temas. Para enfrentar estes desafios, a ULisboa pretende consciencializar, educar e capacitar as comunidades para a alteração de comportamentos e para o desenvolvimento de ações e estratégias que promovam ativamente a saúde planetária.

Durante a manhã, nas “EIT Health Morning Health Talks - Events for Healthcare Transformation”, decorreu o painel dedicado ao tema “Bridging Generations: Youth Leading Change in the Triple Planetary Crisis”, com Iris Blom (WHO Health & Multilateral Partnerships; Youth Engagement) e António Vaz Carneiro (FM ULisboa e ISBE); e uma mesa-redonda dedicada à “Open Innovation in Planetary Health: a Solution-oriented, Transdisciplinary Field”, moderada por Ana Abreu (FM ULisboa) e Adalberto Campos Fernandes (ENSP), com a participação de Maria Silveira (Médis), Luís Campos (CPSA), Cristina Branquinho (FC ULisboa), Patrícia Inácio (INIAV), Mafalda Carvalho (ULS Santa Maria), Maria José Chambel (FP ULisboa), Hugo Martinho (AstraZeneca).

Estas sessões abordaram temas cruciais e inovadores na área da saúde planetária, promovendo a colaboração entre diferentes disciplinas e setores para encontrar soluções sustentáveis e eficazes para os desafios globais atuais.

O fecho da conferência no Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras contou com Joaquim Ferreira (FM ULisboa) e Laura Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras).

A conferência contou com o apoio da atividade “Morning Health Talks” do EIT Health e inscreve-se no contexto das Redes Temáticas Interdisciplinares da Universidade de Lisboa, no âmbito das ações da redeSAÚDE.

A redeSAÚDE da ULisboa promove o debate público de questões importantes a todos os que se preocupam com o desenvolvimento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, na área da Saúde e em particular, no papel que a Tecnologia oferece na interligação entre as organizações, os profissionais e os cidadãos, focando novas oportunidades e iniciativas a nível local em Portugal.

Assista ao vídeo da Conferência decorrida no Youtube da ULisboa.

Fotografias © Duarte Pinheiro | Universidade de Lisboa

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER