fbpx Dia Mundial da Energia | ULisboa

Dia Mundial da Energia

Share Dia Mundial da Energia

No dia 29 de maio comemora-se o Dia Mundial da Energia. Esta celebração visa alertar e sensibilizar a população para a necessidade de se adotarem medidas que promovam um uso mais eficiente e sustentável da energia.

Para assinalar a data, a Universidade de Lisboa (ULisboa) recebeu o Professor José Henrique B. Sperancini e técnicos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas que se encontram a desenvolver o projeto “Campus Sustentável”, no Brasil.

O encontro teve como principal objetivo a partilha de experiências e a divulgação de iniciativas nas áreas da energia, ambiente e sustentabilidade entre a Universidade de Lisboa e a UNICAMP.

A UNICAMP divulgou o seu projeto “Campus Sustentável”, que teve início em janeiro de 2018, e cujo objetivo se relaciona com a implementação de um conjunto de medidas que possibilitem alcançar uma redução dos consumos de energia elétrica. Entre as medidas, destacam-se a instalação de um sistema de medição dos consumos de energia registados em cada edifício integrado no Campus Universitário, a construção de sistemas de produção de energia fotovoltaica, a substituição de aparelhos de ar condicionado por outros mais modernos e eficientes energeticamente e a introdução de um autocarro elétrico no sistema de transporte circular interno do Campus Universitário, entre outras medidas. Para além de economizar energia e gerar poupanças para a Universidade, o projeto pretende ainda tornar o Campus da UNICAMP como um “Laboratório Vivo” para o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias.

Por sua vez, a Universidade de Lisboa divulgou as suas iniciativas no âmbito da promoção da sustentabilidade energética e acompanhou o grupo numa visita técnica às centrais fotovoltaicas da ULisboa, nomeadamente às unidades da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Letras, bem como, a diversos locais do edifício da Reitoria para demonstração da intervenção, recentemente efetuada, para a alteração dos sistemas de iluminação do edifício por tecnologias mais eficientes energeticamente (tecnologia LED).

O encontro permitiu destacar a necessidade da introdução de medidas para poupar energia na Universidade, e revelou-se uma importante oportunidade para a discussão sobre diversos aspetos relacionados com o uso futuro da energia, permitindo partilhar conhecimentos e estratégias com vista a um futuro mais sustentável.