fbpx Publicação em acesso aberto pela comunidade ULisboa | ULisboa

Publicação em acesso aberto pela comunidade ULisboa

Publicação em acesso aberto pela comunidade ULisboa

Publicação em acesso aberto pela comunidade ULisboa

Share Publicação em acesso aberto pela comunidade ULisboa

Na sequência do protocolo b-on – Biblioteca do Conhecimento Online, subscrito pela Universidade de Lisboa com a FCT-FCCN, a ULisboa destaca-se na publicação de artigos científicos em acesso aberto.

A ULisboa que, através das suas Escolas, Unidades e Investigação e Laboratórios Associados, garantiu o maior número absoluto de publicações em acesso aberto em Portugal, segundo o relatório referente ao último trimestre de 2022 – momento inicial da implementação dos acordos.

Com a publicação de 430 artigos, por autores da ULisboa, e a publicação de 431 artigos, por autores afiliados à ULisboa, de que resulta uma afetação global de 24% face à totalidade de publicações de universidade portuguesas, e uma afetação global de 22% face à totalidade de publicações de instituições de ensino portuguesas, respetivamente.

Os acordos para a publicação de artigos científicos em acesso aberto, para o triénio de 2022-24, encontram-se em vigor e contam com um renovado e incremental conjunto de editores que se têm associado à iniciativa.

Reitera-se ainda a importância da publicação de artigos científicos em acesso aberto pelos autores da, ou afiliados à ULisboa como parte integrante de uma maior divulgação e alcance do conhecimento produzido, para o qual importa garantir a correta afiliação, tal como o foi estabelecida pelo Despacho n.º 235/2016, de 22 de dezembro.

O processo de implementação da publicação em acesso aberto com cada uma das editoras manter-se-á atualizado pelo Departamento de Arquivo, Documentação e Publicações, junto do interlocutor responsável de cada uma das Escolas.

Mais informações: bibliotecas@reitoria.ulisboa.pt

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER