fbpx Professores da Faculdade de Letras da ULisboa distinguidos com Medalha de Mérito Cultural | ULisboa

Professores da Faculdade de Letras da ULisboa distinguidos com Medalha de Mérito Cultural

Professores da Faculdade de Letras da ULisboa distinguidos com Medalha de Mérito Cultural

Professores da Faculdade de Letras da ULisboa distinguidos com Medalha de Mérito Cultural

Share Professores da Faculdade de Letras da ULisboa distinguidos com Medalha de Mérito Cultural

João Zilhão, Professor e Investigador Coordenador do Centro de Arqueologia (UNIARQ) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), e Vítor Serrão, Professor Emérito, Investigador e antigo Diretor do Instituto de História da Arte (ARTIS) desta Faculdade, foram distinguidos com a Medalha de Mérito Cultural, no passado dia 4 de Janeiro, na sala D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda.

A Medalha de Mérito Cultural é atribuída pelo Governo Português em reconhecimento do amplo contributo para o Património Cultural. De acordo com o comunicado oficial do Governo da República PortuguesaJoão Zilhão, “uma das mais incontornáveis figuras no domínio da arqueologia, em termos académicos e institucionais, distingue-se pelo seu vastíssimo e profícuo trajeto de enorme rigor, perseverança e discrição, assumindo um especial destaque os trabalhos arqueológicos que liderou no Vale do Lapedo, onde foi encontrada a “Criança do Lapedo”, descoberta de extrema importância, com forte impacto científico em termos nacionais e internacionais”. O Professor e Investigador, cujos últimos 20 anos de investigação têm sido focados principalmente na evolução do Paleolítico na Europa, é ainda reconhecido pelos “contributos da mais elevada relevância na área da arqueologia pré-histórica e do estudo da evolução humana”.

Por sua vez, o Professor Emérito e Investigador Vítor Serrão, uma “personalidade académica de referência, em particular nos estudos da pintura portuguesa dos séculos XVI, XVII e XVIII, com relevantíssimos contributos no campo teórico, conceptual e metodológico”, “afirmou-se como uma das mais incontornáveis figuras nacionais nestes domínios”, traduzindo-se as suas “cerca de cinco décadas de carreira dedicada à investigação e à docência (…) numa vastíssima obra da mais elevada importância, nomeadamente na área da História da Arte da Idade Moderna, da Teoria da Arte e da Imagem, do Património Cultural”.

Na mesma cerimónia, onde estiveram presentes o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e a Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, foram igualmente distinguidos Emílio Rui Vilar, Francisco Alves, José Meco, Simonetta Luz Afonso e o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga.

Fonte: Faculdade de Letras da ULisboa

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER