fbpx Comunicação de Agricultura, Floresta e Ambiente | ULisboa

14/04/2023
Início do Curso
14/06/2023
Ao longo do curso, para além do tempo de exposição dos conteúdos, serão realizados vários exercícios práticos, seguindo o programa infra: 1. O público e as diferentes percepções sobre agricultura, floresta e ambiente 2. Comunicar para informar, envolver ou para mudar comportamentos? 3. Alguns tópicos sobre comunicação estratégica. a. Proximidade b. Credibilidade c. Ouvir d. Partilhar riscos e benefícios 4. Linguagem: o primeiro chão comum. a. Adaptar a linguagem ao público b. Simplificar terminologia 5. O poder do storytelling em temas como agricultura, floresta e ambiente 6. Como comunicar: a. Novas práticas, tecnologias de precisão e a ciência por detrás destas áreas. b. Adaptação às alterações climáticas. 7. Comunicar com os media. a. Preparar uma entrevista b. Redigir um Comunicado de Imprensa 8. Comunicar dados. 9. Uma (nova) Extensão Rural e Ambiental: uma via com dois sentidos. 10. Casos de Estudo 11. Apresentação de trabalho final b. Simplificar terminologia 5. A importância das histórias na comunicação ambiente e biodiversidade 6. Estratégias para cativar o interesse e gerir as expectativas do público 7. Escolher o canal de comunicação mais adequado. 8. Apresentação dos trabalhos finais.
Sumário

O que fazer e o que não fazer quando comunicamos agricultura, ambiente e floresta? Quais as diferentes percepções que o público tem sobre temas como as novas técnicas genómicas, agricultura de precisão ou a adaptação às alterações climáticas? Como pensar estrategicamente a comunicação de modo a conseguir passar uma mensagem eficaz?
O curso “Comunicar Agricultura, Floresta e Ambiente” tentará responder a estas e outras questões e tem como objetivo ensinar algumas técnicas de estratégia de comunicação, linguagem e narrativa. As quais poderão ajudar a mensagem a chegar mais facilmente ao público. E também a quebrar as barreiras de comunicação com que estes sectores se debatem.

Custo