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Cântico de Agradecimento oferecido à Divindade por um Convalescente

Cântico de Agradecimento oferecido à Divindade por um Convalescente
19 de Fevereiro de 2022
19:00
Anfiteatro Chimico, Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Cântico de Agradecimento oferecido à Divindade por um Convalescente

Um concerto da Ensemble Darcos com direção do maestro Nuno Côrte-Real.

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Erroneamente traduzido por O Cravo Bem Temperado [visto a palavra alemã “clavier”, no título original Das wohltemperierte Clavier, ser um termo genérico para “teclado”], foi escrito por Johann Sebastian Bach em 1722, “para o proveito e uso dos jovens músicos desejosos de aprender e, especialmente, para o entretenimento daqueles já experientes com esse estudo”. À época Kappellmeister da Corte de Anhalt-Köthen, Bach escreveu 24 conjuntos de prelúdio e fuga, correspondentes a uma das 24 tonalidades maiores e menores. Entre 1739 e 1742, retomaria o mesmo propósito formal, elaborando um 2o livro. Os 4 prelúdios do 1o livro foram adaptados para ensemble instrumental por Nuno Côrte-Real, em 2008. O VII, de intrincado contraponto floreado, com um tema que percorre as diversas vozes, contrasta com o X, assente numa melodia sinuosamente dolente que se vai metamorfoseando. Galante, mas conciso, ao prelúdio XVII sucede-se o Prelúdio XXIII, um diálogo virtuoso entre as vozes instrumentais.
Ao mesmo tempo que concluía a Missa Solemnis (1819-23) e a 9a Sinfonia (1822-24), Beethoven iniciou a composição de 3 quartetos de cordas (op.127, 132 e 130) em meados de 1823, encomenda do príncipe Nikolai Galitzin, aos quais viria a acrescentar mais 2 (op.131 e 135), genericamente conhecidos como os “últimos quartetos”, pedra angular da música de câmara da Música Ocidental. Beethoven encontrava-se totalmente surdo e acometido de achaques crónicos, herança do tifo que contraíra em 1796, e da cirrose pós-hepática que viria a revelar-se fatal. Após uma crise aguda, no Inverno de 1824, acrescentou um “Cântico de agradecimento oferecido à divindade por um convalescente”, ao quarteto que estava a compor. O longuíssimo 3o andamento do Quarteto de Cordas no 15, op.132, que viria a ser estreado a 6 de Novembro de 1825, consta de dois temas: molto adagio, devotamente solene; e andante, em jeito de romanza para violino.

Bilheteira: Entrada gratuita
Público: M/6
Duração: 60 mins

Orientações Covid-19: 
É obrigatório o uso de máscara.

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