fbpx Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa | ULisboa

Categoria de Eventos

Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa

A primeira edição das Jornadas Pedagógicas irá ter lugar no dia 4 de maio de 2022 na Reitoria.

Share Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa

Ensino 4.0: Transição Digital será o tema das Jornadas, uma escolha que resultou da sua relevância nas atuais agendas pedagógicas e da grande centralidade que adquiriu com a pandemia do Covid-19.

O salto qualitativo que se anunciava, há muitos anos, com o cruzamento do ensino tradicional com as novas tecnologias de informação tornou-se mais rápido e amplo do que se previa. A discussão sobre o impacto da adoção das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, sobre o potencial associado à combinação de momentos síncronos e assíncronos na aprendizagem com recurso a modelos de blended e flipped learning, ou sobre os contornos da acreditação de cursos a distância, por exemplo, tornou-se obrigatória.

As Jornadas Pedagógicas têm como principal objetivo promover uma discussão alargada sobre o impacto da transição digital no Ensino Superior. O evento será organizado por forma a privilegiar a troca de opiniões e a partilha de experiências. Haverá num primeiro momento uma palestra de um orador convidado, que abordará genericamente o tema. No final desta palestra será reservado tempo suficiente para permitir um período de discussão envolvendo a audiência. Depois, serão realizadas três sessões temáticas. Estas iniciam-se com uma mesa-redonda a qual lançará uma discussão alargada do tema específico tratado.

A entrada nas Jornadas Pedagógicas é livre mas sujeita a inscrição.

9h00 – 9h30: Receção dos participantes

9h30 – 11h00: Sessão de Abertura e Palestra do Convidado
            Luís Ferreira (Reitor da Universidade de Lisboa)
            Arnold Pears (KTH de Estocolmo), Engineering Education 2.0

11h00 – 11h30: Coffee-Break

11h30 – 13h00: Sessão 1: Transição digital no ensino superior. Impacto nos processos de ensino-aprendizagem

Francisco Nunes (Instituto Superior de Economia e Gestão) – Moderador
            José Fernando Oliveira (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
            Bruno Alves (estudante da Faculdade de Farmácia)
            Cristina Espadinha (Faculdade de Motricidade Humana)
            Joana Viana (Instituto de Educação)
            João Carlos Roque (Faculdade de Medicina Dentária)
            Luís Carvalho (Faculdade de Medicina Veterinária)

13h00 – 14h30: Pausa para almoço

14h30 – 16h00: Sessão 2: Tecnologia e pedagogia. Blended-learning. Modelos híbridos/mistos

Luís Tinoca (Instituto de Educação) – Moderador
            Patrícia Rosado Pinto (Universidade Nova de Lisboa)
            Beatriz Silva (Instituto Superior Técnico)
            Bruno Sepodes (Faculdade de Farmácia)
            Carlos Seco (Faculdade de Ciências)
            Francisca Aguiar (Instituto Superior de Agronomia)
            João Feio (estudante da Faculdade de Belas-Artes)

16h00 – 16h30: Coffee-Break

16h30 – 18h00: Sessão 3: Ensino a distância: metodologias pedagógicas, avaliação, aspetos legais e acreditação dos ciclos de estudo.

Madalena Patrício (Faculdade de Medicina) – Moderadora
            António Quintas-Mendes (Universidade Aberta)
            João Queiroz (A3ES)
            Alexandra Assis Rosa (Faculdade de Letras)
            Ana Moura Santos (Instituto Superior Técnico)
            Diogo Pereira (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas)
            Neuza Pedro (Instituto de Educação)

18h00 – 18h30: Encerramento

Submissão de posters

Os participantes são ainda chamados a preparar e enviar um poster digital sobre o tema de uma das sessões. A preparação e o envio de um poster não é obrigatório e não condiciona a participação no evento.

Os posters serão disponibilizados durante as Jornadas por meios digitais e poderão enriquecer as discussões em cada sessão.
Para submeter os posters os participantes deverão:

• Descarregar aqui o template do poster.
  • Editar o poster com os conteúdos, não havendo necessidade de criar qualquer cabeçalho ou rodapé relativamente às Jornadas Pedagógicas, pois são elementos que serão acrescentados à posteriori, nas apresentações.
  • Após concluído, exportar o poster em formato PDF.
  • Enviar o ficheiro até dia 1 de maio para o email jornadas.pedagogicas@reitoria.ulisboa.pt.

Qualquer dúvida relativa aos posters pode ser esclarecida através do mesmo endereço.

Contacto: jornadas.pedagogicas@reitoria.ulisboa.pt

Mais informações acerca do ciclo de Jornadas Pedagógicas e Científicas