Passar para o conteúdo principal
Outros

360 árvores plantadas na mini-floresta urbana do ISEG

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG ) celebrou um marco ambiental significativo com a bem-sucedida plantação de 360 árvores na sua mini-floresta urbana.

360 árvores plantadas na mini-floresta urbana do ISEG

A iniciativa, realizada em colaboração com a Junta de Freguesia da Estrela no dia 2 de fevereiro, contou com a participação ativa da comunidade académica e local.

A plantação, que marca o início deste projeto ambiental, envolveu a criação de uma clareira de 300 m2, parte de um total planeado de 800 m2 para o projeto. Esta oficina de plantação reflete o compromisso do ISEG em integrar o pensamento e a prática para contribuir para um ambiente mais sustentável na cidade de Lisboa.

A mini-floresta torna-se assim um laboratório vivo, oferecendo oportunidades de aprendizagem e interação com a natureza para membros da comunidade académica e residentes locais. Integrada no projeto de investigação TERRARE, desenvolvido no SOCIUS/CSG pela investigadora Oriana Rainho Brás, a mini-floresta representa a convergência entre o movimento ecológico e a economia. O projeto conta ainda com a colaboração do biólogo António Alexandre da 2Adapt-Serviços de Adaptação Climática e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e com a parceria da ValorSul-Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, SA, que fornece o composto orgânico para enriquecimento do solo.

Desde a sua conceção, o ISEG tem acolhido a ideia da mini-floresta como parte integrante dos esforços contínuos da Escola em direção à sustentabilidade no campus. Os benefícios socioambientais das mini-florestas urbanas, tais como a regulação de temperatura, a fixação de carbono, a redução da poluição e o estímulo à biodiversidade, são fundamentais para a promoção de ambientes urbanos mais saudáveis.

Ao integrar-se nesta rede de mini-florestas da região metropolitana de Lisboa, o ISEG reforça o seu compromisso com práticas sustentáveis e a promoção do bem-estar ambiental. O Professor João Duque, presidente do ISEG, envolvido no projeto, expressou a importância desta iniciativa, afirmando: “A mini-floresta é um exemplo tangível do compromisso do ISEG com a regeneração social e ambiental, uma abordagem essencial para construirmos um futuro mais sustentável. Podíamos ter contratado um arquiteto paisagista e construído um jardim, mas preferimos acolher uma mini-floresta, um espaço que está mais de acordo com a nossa cultura e valores, mais livre, autónomo e duradouro, onde existe uma competição saudável entre as espécies que nele habitam”, conclui.

Fonte: Instituto Superior de Economia e Gestão

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Novo edifício da Residência da Ajuda da ULisboa já em preparação para receber os novos estudantes
Ranking NTU coloca a ULisboa entre as 200 Melhores Universidades do Mundo
Call for Papers: “À margem: Itália Portugal”