fbpx Dia Internacional da Pessoa com Deficiência | ULisboa

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Share Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência damos a conhecer a Rede de Necessidades Educativas da Universidade de Lisboa.

O que é a Rede NEE?

A Rede de Necessidades Educativas Especiais da ULisboa (Rede NEE-ULisboa) conta com a representatividade das 18 Escolas da ULisboa, Serviços de Ação Social (SASUL), Estádio Universitário de Lisboa (EUL) e estudantes, assumindo como principais objetivos:

| A sensibilização da comunidade académica para com os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (ENEE);

| A identificação, disseminação e implementação de boas práticas;

| Partilha e rentabilização de recursos e saberes, promovendo o sucesso académico e a melhoria da qualidade de vida académica dos ENEE.

A principal missão da Rede NEE é proporcionar condições para o sucesso escolar e plena participação dos ENEE na vida académica, social, desportiva e cultural da ULisboa, promovendo uma cultura de envolvimento de toda a comunidade académica na implementação e difusão de boas práticas de inclusão, numa atitude de permanente inovação e abertura à interação colaborativa com a sociedade circundante.

Quais as iniciativas promovidas pela Rede NEE?

| Criação do Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da ULisboa

| Organização do I e II Seminário de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais na ULisboa;

| Mostra “A ULisboa é para Todos”;

| 1º Ciclo de Formação Pedagogia Inclusiva 2016;

| Exposição Interativa Multissensorial: “Em Todos os Sentidos”.

Qual a importância da existência de um Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da ULisboa?

O regulamento define os princípios gerais para a adoção de medidas específicas que promovam um ensino inclusivo, mediante a afetação de recursos e instrumentos adequados à aprendizagem e à comunicação. Trata-se de um documento orientador para toda a ULisboa, podendo as Escolas criar regulamentos próprios com as especificidades que considerarem relevantes.

De que forma é que um Estudante com Necessidades Educativas Especiais poderá pedir apoio?

O estudante poderá solicitar o Estatuto de Estudante-NEE através de um requerimento, acompanhado de relatórios ou pareceres comprovativos, onde seja indicado o tipo de dificuldade do estudante e as implicações dessa dificuldade para o trabalho a desenvolver durante a frequência universitária. De forma a obter mais informações sobre os apoios disponíveis e os procedimentos a seguir, o estudante poderá contactar o representante da sua Escola na Rede NEE-ULisboa, através dos contactos disponibilizados na página web da Rede NEE-ULisboa.

Quais as Escolas da ULisboa com mais Estudantes com Necessidades Educativas Especiais?

Constata-se um número de ENEE significativamente mais elevado no Instituto Superior Técnico (IST), seguido da Faculdade de Ciências (FC), Faculdade de Letras (FL), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Arquitetura (FA), Faculdade de Belas-Artes (FBA), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Faculdade de Farmácia (FF), Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e Faculdade de Medicina Veterinária (FMV).

No que concerne à empregabilidade, que tipo de ajuda é prestada aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais da ULisboa?

No reconhecimento de que a empregabilidade dos ENEE é um importante desafio para a ULisboa, têm sido desenvolvidas ações de recolha e divulgação da Informação junto dos Gabinetes de Empregabilidade de Lisboa, envolvendo entidades externas, no sentido de promover a transição para o mercado de trabalho dos ENEE.

Para que os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais sejam acolhidos nas respetivas Escolas é necessário que os docentes, não docentes e restantes estudantes estejam informados. Como é que a Rede NEE atua nesse sentido?

A Rede NEE-ULisboa promoveu, o 1.º Ciclo de Formação “Pedagogia Inclusiva” da ULisboa com o objetivo de colmatar necessidades, identificadas por discentes, docentes e não docentes, no contacto com os Estudantes NEE da ULisboa.

As ações de formação evidenciaram uma preocupação da ULisboa com a inclusão da diversidade dos seus estudantes, disponibilizando as ferramentas consideradas adequadas para o acompanhamento de Estudantes com NEE, nomeadamente com: Síndrome de Asperger, Perturbação da Hiperatividade e Défice da Atenção, Dislexia, Deficiência Visual, e Problemas de Saúde Mental.

Estas ações de formação foram gravadas possibilitando a elaboração de Manuais, por tipo de deficiência, que se encontram disponíveis na página web da Rede NEE-ULisboa: http://redenee.ulisboa.pt.

Que iniciativa da Rede NEE destacaria no ano de 2018?

No corrente ano realizou-se a Exposição Interativa Multissensorial: “Em Todos os Sentidos”, que integrou Experiências Sensoriais, Workshops / Palestras e teve como objetivo proporcionar, à Comunidade Académica e à população em geral, um conjunto de informação e vivências sensoriais, cognitivas e emocionais orientadas para a compreensão das especificidades das necessidades educativas, proporcionando ao visitante colocar-se no lugar do outro com uma deficiência particular.