fbpx Plantação de árvores no Jardim Botânico Tropical: “Esta é uma cerimónia cheia de significado” | ULisboa

Share Plantação de árvores no Jardim Botânico Tropical: “Esta é uma cerimónia cheia de significado”

Decorreu no dia 2 de agosto, no Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa, uma cerimónia de plantação de seis árvores associadas a seis grandes famílias religiosas: Taoísmo, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo e Islão.

Além de representantes das diversas famílias religiosas, estiveram presentes o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o Patriarca de Lisboa, Cardeal D. Manuel Clemente, e autoridades civis, designadamente a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, em representação do Governo, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, e o Embaixador de Israel, Dor Shapira, que ofereceu as oliveiras vindas de Jerusalém.

Para o Reitor este é um momento importante, visto que estas plantas evocarão, durante largos anos, o apelo de Francisco ao cuidado pela natureza, à fraternidade, à universalidade e ao convívio pacífico entre as religiões. “Esta é uma cerimónia cheia de significado. Este momento configura um gesto de paz, de concórdia e de diálogo”, reforçou.

Também o Padre Peter Stilwell, responsável pelo Diálogo Inter-religioso do Patriarcado de Lisboa e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, e o Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente, fizeram questão de realçar a importância da cerimónia, desejando que estas árvores recordem a fraternidade entre religiões durante os muitos anos.

Em nome das diversas famílias religiosas presentes, o representante da família religiosa islâmica, Khalid Jamal, aproveitou para reiterar que “é com enorme alegria que nos juntamos nesta semana tão especial para nós, em que os olhos estão postos em Lisboa e que se vai falar de Deus na esfera pública, numa iniciativa que nos liga à nossa mãe natureza que simbolicamente representa os laços de união e de fraternidade que nos unem a todos nós, enquanto crentes e enquanto seres humanos acima de tudo."

No Jardim Botânico Tropical está patente ao público, no âmbito da JMJ 2023, a exposição  "Simbolismo das plantas da Bíblia e de outros livros sagrados", patrocinada e organizada pelo Grupo de Missão JMJ 2023 do Governo de Portugal, e elaborada por uma equipa de investigadores da Universidade de Lisboa.

Ainda no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023 foi publicado o livro "Plantas da Bíblia nos Jardins de Belém em Lisboa", que resulta da colaboração entre o Grupo de Missão JMJ 2023 e uma equipa interdisciplinar de investigadores da Universidade de Lisboa.

Fotografias: César Garcia