fbpx Professor do Instituto Superior Técnico premiado “por serviço exemplar e liderança” na área de processamento de sinais | ULisboa

Fernando Pereira recebeu distinção

Share Professor do Instituto Superior Técnico premiado “por serviço exemplar e liderança” na área de processamento de sinais

Fernando Pereira, Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, recebeu a distinção numa conferência organizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) na Coreia do Sul.

Fernando Pereira foi premiado com o Leo L. Beranek Meritorious Service Award, uma distinção atribuída pela Signal Processing Society (SPS), órgão inserido no Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). O docente recebeu a distinção durante uma conferência na área de processamento de sinais decorrida entre 14 e 19 de abril, em Seoul, na Coreia do Sul, por “serviço exemplar e liderança na SPS”.

“Esta distinção representa o reconhecimento dos meus colegas a nível mundial do meu trabalho, serviço e liderança na área do processamento digital de sinais”, partilha Fernando Pereira. Com contribuições em “projetos, conferências, revistas, organismos de normalização, júris [e] palestras”, entre outras atividades dentro da comunidade científica, o investigador vê nesta nomeação um sinal de que “os [seus] pares estiveram atentos aos esforços feitos”.

O trabalho de investigação deste professor do Instituto Superior Técnico tem-se focado na representação de sinais multimédia, em particular sinais visuais. “Face à importância crescente de aplicações imersivas, novos tipos de modalidades visuais têm ganhado importância, nomeadamente campos de luz e nuvens de pontos”, explica Fernando Pereira. “Estas modalidades oferecem aos utentes novas funcionalidades ao preço de uma enorme quantidade de dados que precisam de ser comprimidos, ou seja, representados de modo eficiente, de forma a poderem ser usadas em aplicações reais e logo sujeitas a restrições na quantidade de recursos disponíveis”, acrescenta.

A conferência onde Fernando Pereira recebeu esta distinção, a International Conference on Acoustics, Speech, and Signal Processing, foca-se em processamento de sinal e nas suas aplicações, partilhando desenvolvimentos na investigação e tecnologia desta área.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa