ULISBOA | Maiores de 23 anos

Maiores de 23 anos

Atender à diversidade do público não tradicional que atualmente procura a universidade – estudantes adultos com percursos formativos não regulares, diplomados que procuram reconverter a sua carreira, profissionais que pretendem reciclar os seus conhecimentos e competências, desempregados que apostam numa formação de nível superior, população ativa que pretende aprofundar assuntos do seu interesse ou indivíduos em situação de reforma – é uma preocupação da Universidade de Lisboa (ULisboa). Integrar os conceitos de acesso alargado e de aprendizagem ao longo da vida está consagrado na estratégia institucional da ULisboa.

Acesso dos Maiores de 23 à Faculdade de Arquitetura (FA), Faculdade de Belas-Artes (FBA), Faculdade de Ciências (FC), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Farmácia (FF), Faculdade de Letras (FL), Faculdade de Medicina Dentária (FMD), Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Faculdade de Psicologia (FP), Instituto de Educação (IE), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e Instituto Superior de Agronomia (ISA) da ULisboa:

Requisitos

Às provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior por maiores de 23 anos, adiante designadas por Provas Especiais de Acesso, podem candidatar-se os maiores de 23 anos ou que os completem até 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas, desde que cumpram cumulativamente as seguintes condições:

a) Não tenham habilitação de acesso para o curso pretendido, entendendo-se por habilitação de acesso:
1. a titularidade de um curso de ensino secundário ou equivalente;
2. a aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido no ano em que é apresentada a candidatura ou nos dois anos imediatamente anteriores.

b) Não tendo nacionalidade portuguesa e não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, a 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.
Os candidatos que não satisfaçam esta condição e que sejam titulares de um diploma de conclusão do ensino secundário ou equivalente no seu país de origem devem candidatar-se através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais (CEAIEI).

Candidaturas

O processo de candidatura às provas especiais de acesso é instruído com os seguintes elementos:

a) Currículo escolar e profissional, datado e assinado (sugere-se a utilização do CV Europass);

b) Fotocópia dos documentos que comprovem as habilitações e experiência profissional declaradas no CV (a cópia do Certificado de Habilitações será obrigatória);

c) Carta de motivação dirigida ao Presidente do Júri de provas, expressando as razões que levam o candidato a pretender ingressar no curso;

d) Fotocópia da certidão de contagem de tempo de residência em Portugal, na eventualidade de o candidato não ter nacionalidade portuguesa, nem ser nacional de um Estado membro da União Europeia (emitida pelo SEF);

Taxa de candidatura: 60,00 €

As candidaturas poderão ser formalizadas online (o link será qui disponibilizado a 1 de março) ou entregue pessoalmente no Departamento Académico da Reitoria, entre as 10.00 e as 17.00.

Estrutura do processo de avaliação

As provas especiais de acesso destinam-se a avaliar, para além das competências científicas especificas para o curso pretendido, as capacidades e competências no âmbito da comunicação em língua portuguesa e inglesa, a capacidade de iniciativa e competências culturais e relacionais.

As provas especiais de acesso são realizadas em três etapas eliminatórias de chamada única:

a) Prova destinada a avaliar a capacidade de expressão e interpretação, através da realização de uma prova escrita.
Esta prova baseia-se em critérios que atendam à demonstração do domínio da língua portuguesa e à capacidade de compreensão de um texto em língua inglesa.

Eliminatória: classificação < 9.50
Ponderação na classificação final: 20%

b) Prova de conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso, a qual pode ser concretizada através de uma prova teórica e/ou prática.
Esta prova baseia-se em critérios que atendam à demonstração de conhecimentos e competências específicos diretamente relevantes para o ingresso e progressão no curso que o candidato se propõe frequentar.

Eliminatória: classificação < 9.50
Ponderação na classificação final: 40%

O Júri de provas das diferentes Escolas podem fixar classificações mínimas para aprovação nas duas componentes de avaliação que integram a prova de conhecimentos e competências específicas. Para mais informações, consultar os “Temas para as provas”.

c) Prova destinada à apreciação do currículo escolar e profissional do candidato e à avaliação das suas motivações, através da análise do CV e da realização de uma entrevista.
Na apreciação curricular são avaliados o percurso, a experiência e formação profissional e as habilitações académicas de base do candidato, sendo valorizada a sua relevância para a área científica do curso que o candidato se propõe frequentar;
A realização da entrevista destina-se a avaliar o percurso do candidato e a apreciar as motivações apresentadas para a escolha do curso.

Eliminatória: classificação < 9.50
Ponderação na classificação final: 40%

Provas - Temas | Exemplos

Faculdade de Arquitetura: Temas | Exemplo

Faculdade de Belas-Artes: Temas | Exemplo

Faculdade de Ciências: Temas | Exemplo

Faculdade de Direito: Temas | Exemplo

Faculdade de Farmácia: Temas | Exemplo

Faculdade de Letras: Temas | Exemplo

Faculdade de Medicina Dentária: Temas | Exemplo

Faculdade de Motricidade Humana: Temas | Exemplo

Faculdade de Psicologia: Temas | Exemplo

Instituto de Educação: Temas | Exemplo

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território: Temas | Exemplo

Instituto Superior de Agronomia: Temas | Exemplo

Iniciativas de Apoio

Contactos

Para mais informações acerca do acesso para Maiores de 23 contacte:

Núcleo de Formação ao Longo da Vida:
Tel.: 210 170 117/118 | maiores23@reitoria.ulisboa.pt

Acesso dos Maiores de 23 à Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e Instituto Superior Técnico (IST) da ULisboa:
| FMV
| ISEG
| ISCSP
| IST